Arquiteto nega plágio em novo projeto do estádio olímpico de Tóquio - Gazeta Esportiva
Arquiteto nega plágio em novo projeto do estádio olímpico de Tóquio

Arquiteto nega plágio em novo projeto do estádio olímpico de Tóquio

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/01/2016 às 18:03

São Paulo, SP

Kenzo Kuma (Foto: Toru Yamanaka/AFP)
Kengo Kuma é o segundo arquiteto a projeto o estádio olímpico de Tóquio (Foto: Toru Yamanaka/AFP)


Responsável pelo novo projeto do estádio olímpico de Tóquio, cidade que receberá os Jogos Olímpicos de 2020, o arquiteto Kengo Kuma rebateu as acusações de plágio feitas por Zaha Hadid, cujo desenho para a instalação foi abandonado por causa do alto custo.

Kuma foi selecionado pelo comitê organizador japonês para criar o novo estádio olímpico de Tóquio no último mês. Hadid, dispensada em julho do último ano, alega que o projeto apresentado pelo japonês é similar ao trabalho que ela já havia feito. A arquiteta também reclama de falta de pagamento e diz que o órgão japonês quer que ela abra mão de direitos autorais de seu projeto.

“No desenho não há nenhuma similaridade. As condições estabelecidas para a competição significam que haverá algumas igualdades, mas o conceito é completamente diferente, então é uma construção diferente, apesar de similaridades”, disse Kuma, em sua primeira coletiva de imprensa como arquiteto do estádio olímpico, nesta sexta-feira.

A nova arena de Tóquio será construída na mesma área do antigo estádio olímpico da cidade, demolido recentemente. O município japonês recebeu os Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1964 e considerou a infraestrutura da instalação construída à época ultrapassada para o novo evento.

Conteúdo Patrocinado