Álcool sai da lista de substâncias proibidas pela Wada para 2018 - Gazeta Esportiva
Álcool sai da lista de substâncias proibidas pela Wada para 2018

Álcool sai da lista de substâncias proibidas pela Wada para 2018

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/09/2017 às 15:01

São Paulo, SP

Oliver Niggli é diretor geral da Wada, agência de cuida do antidoping mundial (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)


O álcool não faz mais parte da lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping, a Wada, segundo anúncio feito na última sexta-feira. Anteriormente, quatro modalidades não permitiam seu consumo: esportes aéreos, automotivos, tiro com arco e powerboating (competição considerada a Fórmula 1 dos mares). Agora, as Federações Internacionais precisam se adaptar à novidade.

Anualmente, o documento especifica quais itens não podem ser consumidos por atletas para que eles não caiam no doping. A lista é lançada com três meses de antecedência para que federações e praticantes das modalidades possam conhecer as mudanças propostas.

Em documento oficial, a Wada afirmou que as quatro Federações internacionais afetadas pela mudança já foram alertadas. “Isso para que eles possam alterar suas regras e estabelecer protocolos para testar para o consumo de álcool e sancionar de maneira apropriada os atletas que não respeitarem as regras do seu esporte”.

O documento ainda afirma que a entidade está em busca de diferentes formas de punição. “A intenção dessa mudança não é comprometer a integridade ou segurança de qualquer esporte onde o consumo de álcool é uma preocupação,mas sim endossar um meio diferente de fazer cumprir as regras”, ressalta o texto.

Conteúdo Patrocinado