Ainda mais equilibrada, temporada da NFL começa nesta quinta-feira - Gazeta Esportiva
Ainda mais equilibrada, temporada da NFL começa nesta quinta-feira

Ainda mais equilibrada, temporada da NFL começa nesta quinta-feira

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/09/2018 às 11:09 • Atualizado: 06/09/2018 às 11:31

São Paulo, SP

Nick Foles ergue o troféu Vince Lombardi, após os Eagles vencerem os Patriots no Super Bowl LII (Foto: Timothy A. Clark/ AFP)


Após longos meses de espera, o torcedor apaixonado pelo futebol americano finalmente poderá acompanhar o esporte da bola oval. Isso porque, nesta quinta-feira, terá início a temporada 2018/2019 da NFL (Liga Nacional de Futebol, em português), principal liga da modalidade no mundo e que reúne os melhores jogadores da categoria. Cada vez mais equilibrada, a edição promete mais surpresas e uma briga feroz pelo título.

Um dos grandes favoritos para a conquista é o New England Patriots. A equipe, liderada pelo quarterback Tom Brady, marido da modelo brasileira Gisele Bündchen, tem números impressionantes nos últimos anos e, nas últimas temporadas, chegou quatro vezes ao Super Bowl, a grande decisão do campeonato quando o campeão da Conferência Americana e o da Conferência Nacional se enfrentam em jogo único no primeiro domingo de fevereiro.

No entanto, o título da temporada passada ficou com o Philadelphia Eagles, que venceu o Super Bowl pela primeira vez na história da franquia. A conquista foi marcada pela superação do time do estado da Pensilvânia, que perdeu no fim da temporada regular o seu quarterback titular, o jovem e promissor Carson Wentz, por causa de problemas físicos e teve que colocar o reserva e desacreditado Nick Foles nos jogos decisivos do campeonato.

Mesmo com pouco ritmo de jogo e números irregulares em sua carreira, Foles mostrou muita segurança liderando os Eagles e foi fundamental para a conquista do histórico título, que veio após o triunfo por 41 a 33 diante do New England Patriots, no Super Bowl edição LII (52).

Um dos grandes motivos pela paixão dos torcedores com o futebol americano é o forte equilíbrio encontrado na NFL, com equipes com poderios financeiros praticamente iguais. Além disso, os grandes jogadores não se concentram apenas em uma ou duas equipes, mas sim dispersados em todos os times da Liga. Para essa temporada, as franquias se reforçaram ainda mais e a tendência é que os jogos e a luta pelo título seja ainda mais imprevisível.

Como funciona e o que é a NFL?

A NFL é a principal liga de futebol americano do mundo, porém passou por um longo processo para isso acontecer. Ela foi criada na década de 1920, porém não era a única liga da modalidade na época, nutrindo uma certa rivalidade com a AFL (Liga Americana de Futebol, em português) na década de 1960.

Por causa da inflação dos salários dos jogadores e para aumentar a competitividade, a NFL e AFL decidiram se unir, criando também, em 1966, o Super Bowl, que juntaria o campeão de cada conferência para saber qual equipe seria considerada a melhor da temporada.

O formato do campeonato é um pouco diferente das de competições do futebol da bola redonda, já que os torneios americanos possuem uma identidade própria. São 32 times, que são divididos em duas Conferências: a Americana e a Nacional. Dentro de cada Conferência, são quatro divisões: a Norte, a Sul, a Leste e a Oeste.

Diferentemente de outras competições, os torneios americanos não possuem um sistema de sorteio. Ou seja, desde 2002, quando o Houston Texans entrou na Liga, as oito divisões permanecem exatamente iguais, sem mudanças a cada temporada. Com isso, cria-se uma forte rivalidade entre as franquias da mesma divisão, pois se enfrentam todo ano, ao menos, em duas oportunidades.

Depois de 16 jogos na temporada regular (são 17 semanas porque sempre há uma rodada de descanso para cada equipe), todos os campeões de divisão, mais os dois melhores de cada Conferência que não venceram suas divisões, avançam para a pós-temporada. Após decidir o campeão de cada Conferência, os times se enfrentam no Super Bowl, a grande decisão da NFL.

 

Conteúdo Patrocinado