Giro do Parapan: Brasil segue com grande desempenho em Santiago - Gazeta Esportiva
Giro do Parapan: Brasil segue com grande desempenho em Santiago

Giro do Parapan: Brasil segue com grande desempenho em Santiago

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/11/2023 às 10:49 • Atualizado: 21/11/2023 às 00:07

São Paulo, SP

A equipe brasileira abriu a segunda-feira com mais conquistas importantes nos Jogos Parapan-Americanos de 2023. Em Santiago, o Brasil acumulou nove medalhas de ouro nas disputas da natação, além do sucesso no halterofilismo, no tênis de mesa e no tiro esportivo. Com isso, o país mantém amplo domínio no quadro de medalhas da competição.

Confira abaixo o resumo do dia:

Natação
O Brasil ganhou nove medalhas de ouro no dia, com Gabriel dos Santos (100m costas classe S2), Gabriel Bandeira (100m costas classe SB 14), Esthefany Oliveira (50m costas - classe S5), Gabriel Silva (100m borboleta - classe S8), Beatriz Carneiro (100m peito - classe SB14), Samuel de Oliveira (50m borboleta - classe S5), Vanilton Nascimento (100m borboleta - classe S9) e Vitoria Ribeiro (100m borboleta - classe S8). Para fechar bem o dia, o time brasileiro ainda ficou no topo do pódio no revezamento misto 4x50m do nado medley 20pts.

Nos 150m medley - classe SM4, Patricia Pereira ficou com a prata e Lidia Vieira ganhou o bronze. Já nos 200m medley - classe SM6, Laila Suzigan conquistou a prata, enquanto Mayara do Amaral levou o bronze. Nos 100m peito masculino da classe SB11, José Perdigão terminou na terceira posição e faturou o bronze. Cecilia Jeronimo faturou a prata nos 100m borboleta - classe S8.



Mais três atletas ainda faturaram medalhas de prata para o Brasil: Tiago de Oliveira garantiu a prata nos 50m borboleta da classe S5, Talisson Glock levou nos 200m medley da classe SM6 e, por fim,Victor dos Santos terminou em segundo lugar nos 100m borboleta de classe S9.

Halterofilismo
A equipe brasileira ganhou uma chuva de medalhas de ouro nesta segunda-feira em categorias distintas, com Ailton Bento de Souza, Tayana Medeiros e Evanio da Silva.



Na categoria de 50kg até 55kg, o Brasil conquistou uma dobradinha. Maria Rizonaide ficou com a prata, enquanto Cristiane Reis ganhou o bronze. Edilândia Araújo levou o bronze na categoria até 86kg.

Tênis de mesa
Diversas duplas brasileiras alcançaram o pódio na modalidade. David Andrade e Carlos Freire (dupla masculino MD8), Lucas dos Santos e Sophia Kelmer (dupla mista XD 14-17) e Claudio Massad e Luiz Guarnieri (dupla masculino MD18) faturaram o bronze. Guilherme Marcião e Iranildo Espíndola ganharam o ouro nas duplas masculinas da classe MD4.

Já nas duplas mistas da classe XD4-7, Catia Oliveira e Lucas Arabian saíram campeões. Nas duplas mistas da classe XD10, Joyce de Oliveira e Fábio Silva também garantiram o ouro para o Brasil. Enquanto isso, nas duplas masculinas da classe MD14, Israel Stroh e Paulo Salmin ficaram com a prata.

Danielle Rauen e Gabriel Antunes (XD20), Danielle Rauen e Jennyfer Parinos (WD14-20), Catia Oliveira e Joyce de Oliveira (WD5-10), Gabriel Antunes e Jean Mashki (MD18) também conquistaram o ouro. Lucas Arabian e Fabio Silva  (MD8), além de Israel Stroh e Jennyfer Parinos (XD14-17), ganharam a prata.

Tiro Esportivo
A modalidade também proporcionou conquistas ao Brasil. Marcelo Marton, no rifle em pé 10m SH1, ficou com o ouro, Alexandre Galgani ganhou a prata no rifle de ar misto 10m SH2, enquanto Geraldo Rosenthal levou o bronze na pistola 50m SH1.

Rugby em cadeira de rodas
O Brasil foi superado pelos Estados Unidos por 54 a 36 na quarta rodada da fase de grupos. É a terceira derrota da Seleção Brasileira de Rugby na competição.

Judô
No judô, o Brasil conquistou mais sete medalhas. Em final brasileira na categoria até 90kg masculina das classes J1/J2, Marcelo de Azevedo ganhou o ouro ao superar Arthur Cavalcante, que ficou com a prata. Brenda Freitas subiu ao topo do pódio na categoria até 70kg das classes J1/J2.

Já na categoria acima de 90kg das classes J1/J2, Wilians Silva garantiu a prata, enquanto Sergio Fernandes faturou o bronze.

Pela disputa acima dos 70kg das classes J1/J2 no feminino, Meg Rodrigues ganhou a prata e Rebeca de Souza levou o bronze.

Goalball
No goalball feminino, a equipe brasileira superou a Guatemala por 11 a 1 pelo Grupo C.

Conteúdo Patrocinado