Jogos Parapan-Americanos

Brasil ultrapassa 120 medalhas em três dias de Parapan

São Paulo , SP
27/08/2019 10:28:52

Em: Jogos Parapan-Americanos, Mais Esportes
Foto: Daniel Zappe/EXEMPLUS/CPB

Em apenas três dias de Jogos Parapan-Americanos, o Brasil já subiu ao pódio 121 vezes. A competição se encerra no próximo domingo, e os representantes brasileiros estão isolados na liderança do quadro de medalhas, com 41 ouros, 39 pratas e 41 bronzes.

Em termos de comparação, após três dias de competição no Parapan de Toronto, em 2015, o Brasil tinha 94 medalhas. E aquela foi a competição em que a delegação nacional mais subiu ao pódio na história, com 257 conquistas no total.

Até aqui, as modalidades que mais rendem medalhas ao Brasil são atletismo, com 52 láureas, seguido pela natação (30), e o tênis de mesa (19). A centésima medalha veio com o sul-matogrossense Fabrício Ferreira, nos 200m da classe T12 (baixa visão). Ele largou bem, sustentou a liderança até a metade da prova, quando foi superado pelo colombiano Buinder Bermudez e, na reta final, pelo mexicano Jesus Manuel Valles. O brasileiro cruzou a linha de chegada com o tempo de 51s34, somente 22 centésimos do medalhista de prata, e 88 do campeão.

“Apesar de os 400m não serem minha prova, foi muito emocionante, entrei para brigar não só por mim, mas por todos que estão na torcida por mim e pelo Brasil. E o fato de ser a medalha de número 100 neste Parapan me deixa ainda mais feliz”, disse o velocista de 21 anos, que tem baixa visão em decorrência de toxoplasmose que acometeu sua mãe ainda durante a gravidez.