Brasil encerra participação no Parapan com recorde de 343 medalhas - Gazeta Esportiva
Brasil encerra participação no Parapan com recorde de 343 medalhas

Brasil encerra participação no Parapan com recorde de 343 medalhas

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/11/2023 às 16:36 • Atualizado: 27/11/2023 às 00:16

São Paulo, SP

Uma participação recheada de grandes resultados para o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Neste domingo, a delegação brasileira encerrou a competição alcançando a melhor marca de sua história: 343 medalhas, superando as 308 da última edição em Lima. Foram 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes.

A segunda colocação ficou com os EUA (52 ouros, 54 pratas e 50 bronzes), seguidos pela Colômbia (46 ouros, 56 pratas e 50 bronzes).



"O resultado foi extraordinário. Sabíamos que era um grande desafio fazer uma campanha melhor que Lima, mas nossa delegação superou todas as marcas de todos os tempos. Tivemos uma participação muito importante nos Jogos, com atletas jovens – 40% deles disputaram a competição pela primeira vez. Mais de 100 medalhas foram conquistadas por jovens. Realmente uma competição espetacular. Saímos daqui muito orgulhosos e muito emocionados com esse feito extraordinário dos nossos grandes atletas", disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

No último dia de competições, o Brasil faturou 11 medalhas, a maioria delas no badminton. Na disputa individual, Daniele Souza e Marcelo Conceição levaram o ouro, enquanto Rodolfo Cano, Júlio César Godoy, Maria Gilda Antunes e Vitor Tavares ganharam a prata. Nas duplas, uma final brasileira: Edwarda Dias e Rogério Oliveira levaram a melhor sobre Adriane Ávila e Yuki Roberto.



No ciclismo, mais conquistas douradas, com Jady Malavazzi, que ganhou a modalidade de estrada, e Bianca Canovas Garcia, ouro na prova individual contrarrelógio da classe B2 (limitação visual). Lauro Chaman levou a prata na classe C4-5 de estrada.

A noite deste domingo, na Vila dos Atletas, teve a Cerimônia de Encerramento da competição em Santiago. O porta-bandeira do Brasil foi o atleta paulista do taekwondo Nathan Torquato, que conquistou a medalha de ouro na categoria até 63kg.

Conteúdo Patrocinado