Mais esportes/Pan

Medalhas do Pan são reveladas; peças têm símbolos peruanos talhados

São Paulo , SP
11/07/2019 15:20:21

Em: Jogos Pan-Americanos, Jogos Parapan-Americanos, Mais Esportes

Nesta quinta-feira, a organização dos Jogos Pan-Americanos de 2019 revelou oficialmente as medalhas de ouro, prata e bronze que serão entregues aos vencedores de todos os esportes da competição continental. As peças foram confeccionadas pela Sociedade Nacional de Minério, Petróleo e Energia (SNMPE) e têm o objetivo de retratar traços da cultura e história peruanas.

Já foram fabricadas as 3.028 medalhas para os Jogos Pan-Americanos e 1.913 para os Parapan-Americanos. O ouro utilizado é de 24 quilates, a prata é de 950, enquanto as medalhas de bronze serão confeccionadas com cobre.

Foram talhadas nas peças as imagens da Pedra de 12 ângulos de Cusco, a a fortaleza de Kuélap de Chachapoyas e a figura do Candelabro de Ica, elementos icônicos que fazem parte do patrimônio peruano. Para as medalhas parapan-americanas, o símbolo é o Templo de Pachacamac.

“As medalhas de Lima serão sinônimo de orgulho para a organização e para o país, pois serão entregues aos ganhadores um símbolo de “peruanidade”, que traz o esforço de tantos peruanos e um realce da nossa histórica”, afirmou o presidente do Comitê Olímpico Peruano (COPAL), Carlos Neuhaus.

O Pan-Americano terá início no dia 26 de julho e terminará no dia 11 de agosto. Ao todo, serão 38 modalidades espalhadas por complexos esportivos em Lima e pequenas cidades vizinhas.