Assunção e Lima são candidatas oficiais a sediar Pan de 2027 após retirada de Barranquilla - Gazeta Esportiva
Assunção e Lima são candidatas oficiais a sediar Pan de 2027 após retirada de Barranquilla

Assunção e Lima são candidatas oficiais a sediar Pan de 2027 após retirada de Barranquilla

Gazeta Esportiva

Por AFP

01/02/2024 às 23:03

São Paulo, SP

Assunção e Lima vão competir para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027 depois que essa condição foi retirada da cidade colombiana de Barranquilla, anunciou nesta quinta-feira a Panam Sports, entidade que organiza esses jogos continentais.

"Estamos muito felizes com a candidatura dessas duas grandes cidades do nosso continente. Ambas cumpriram no prazo estipulado os requisitos solicitados neste processo", disse o presidente da Panam Sports, o chileno Neven Ilic.

Será a Assembleia Geral da entidade quem deverá decidir no dia 12 de março se a capital peruana ou paraguaia acolherá os vigésimos Jogos Pan-Americanos, explicou Ilic, citado em um comunicado, datado em Santiago.

A decisão deixa definitivamente fora da disputa Barranquilla, da qual a Panam Sports retirou a sede desses jogos no dia 3 de janeiro por "descumprimento" do governo colombiano.



O Ministério do Esporte da Colômbia deveria destinar quatro milhões de dólares (cerca de R$ 21,3 milhões pela cotação atual) a essa organização antes do dia 31 de dezembro, mas isso não aconteceu.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, garantiu depois que o não pagamento se devia aos "receios" de alguns responsáveis pelas transferências de dinheiro e ao desconhecimento de alguns "procedimentos".

Embora tenha dúvidas sobre o interesse em realizar os Jogos, Petro garantiu que a recuperação da sede é uma prioridade para o seu governo.

Petro disse no dia 9 de janeiro que viajaria a Santiago, onde reside Ilic, para se reunir com ele e reverter a decisão que afetou Barranquilla, o que acabou não acontecendo.


Conteúdo Patrocinado