Saiba o que é uma VPN e seus diferentes usos - Gazeta Esportiva
Saiba o que é uma VPN e seus diferentes usos

Saiba o que é uma VPN e seus diferentes usos

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/06/2022 às 09:34

São Paulo, SP

A influência da Internet em nossas vidas é tão grande que tem chegado ao ponto de incluir este serviço na lista dos direitos universais aos quais todo ser humano deveria ter acesso. Este meio nos oferece uma resposta a quase todas as perguntas ou necessidades que temos.


No entanto, a nuvem é também um lugar onde é possível tropeçar com criminosos cibernéticos e empresas que procuram tirar proveito de nossa informação pessoal para satisfazer seus interesses.


É aqui que a VPN vem em socorro para que nossos dados e nossa atividade on-line passem despercebidos por terceiros.




Fonte: Freepik


O que é uma VPN

Uma VPN (Virtual Private Network) é uma ferramenta que oferece ao usuário uma conexão segura e criptografada à Internet onde o endereço IP de seu computador ou dispositivo móvel é mascarado para manter sua atividade online anônima e inacessível a qualquer pessoa que pretenda tirar proveito desses dados.


Como funciona uma VPN

Uma vez ativada, a VPN faz seu trabalho escondendo o endereço IP de seu computador ou dispositivo móvel. A VPN então redireciona este endereço IP para um servidor remoto especial controlado pelo provedor da VPN.


Isto significa que quando você navega on-line, o servidor VPN administra os dados enviados e recebidos.


Desta forma, todos os sites que você visita não podem ser vistos por seu fornecedor de serviços de Internet, bem como por terceiros que desejam tirar proveito de seus dados para seus próprios fins. Assim, a VPN oferece um ambiente no qual você pode navegar com segurança, sabendo que seus dados serão inacessíveis e indecifráveis.


Usos da VPN

Há vários usos que uma VPN oferece quando é ativada.




  • Conexão com redes públicas


Se você está em uma situação em que precisa usar uma rede pública para se conectar à Internet, você deve estar ciente de que isto pode aumentar suas chances de ser vítima de um ataque cibernético.


É por isso que é recomendável que você utilize uma VPN para se conectar a tais redes, de modo que seus dados e sua atividade on-line sejam indecifráveis a terceiros.




  • Obtenção de ofertas em produtos e serviços por geolocalização


Ao acessar um website, seja para comprar um bilhete de avião ou um produto digital, dependendo do país onde você vive, o preço exibido será maior ou menor.


É aqui que uma VPN pode ser útil para aproveitar as ofertas que alguns países têm na compra de produtos ou passagens aéreas para determinados destinos.


Desta forma, você estará evitando a segmentação de preços aplicada por estas páginas com base na geolocalização.




  • Desfrutar de séries e filmes bloqueados por geolocalização


Você quer acessar conteúdo de plataformas de streaming como Netflix que não estão disponíveis em sua região? Com a ajuda de uma VPN você pode ter a oportunidade de contornar as restrições de geolocalização e acessar séries e filmes exclusivos que não estão disponíveis no catálogo de conteúdo de seu país.




  • Download do arquivo P2P


O download de arquivos grandes sob os protocolos P2P é algo que coloca uma tensão considerável em nossa conexão com a Internet.

Assim que um download P2P é detectado, nosso provedor de internet aloca uma maior largura de banda para esta tarefa, tornando a navegação na web mais lenta.

Além disso, seu endereço IP é exposto a terceiros durante este processo. É por isso que é recomendado que você utilize uma VPN para este tipo de download, para que este processo não interfira com outras atividades online que você possa estar realizando.

Isto também servirá para manter o endereço IP de seu computador escondido de seu provedor de Internet ou de hackers que possam tentar acessar o sistema para obter seus dados pessoais.

  • Evitando rastreadores do Google e de outras empresas


Atualmente, as empresas que estabeleceram seus serviços on-line utilizam rastreadores para coletar informações dos usuários a fim de aprender sobre seus interesses e necessidades.


Desta forma, eles podem direcionar melhor suas estratégias de marketing para gerar engajamento. Ao utilizar uma VPN, seu endereço IP, assim como sua atividade online, passarão despercebidos para estes rastreadores, permitindo que você navegue sabendo que seus dados serão inacessíveis a estas empresas.


Como instalar uma VPN

Uma vez que você tenha compreendido o que é uma VPN e os diferentes usos que você pode fazer dela para melhorar sua experiência enquanto navega na Internet, você provavelmente sentirá o desejo de adquirir esta ferramenta.


O download de uma VPN envolve uma série de etapas simples. O primeiro passo é entrar no site da VPN de sua preferência.


Você então seleciona um dos planos disponíveis para compra. A duração desses planos pode variar de um mês a um ano.


Uma vez feito isso, você procede ao pagamento da VPN e depois começa a baixar e instalar o software em seu computador. Nos dispositivos móveis, geralmente acontece que você primeiro instala a VPN em seu sistema e depois paga por ela.

Conteúdo Patrocinado