Quantos espanhóis já jogaram no Brasileirão na história? - Gazeta Esportiva
Quantos espanhóis já jogaram no Brasileirão na história?

Quantos espanhóis já jogaram no Brasileirão na história?

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/08/2022 às 16:49

São Paulo, SP

A Espanha é um país onde o futebol tem uma enorme influência em todos os aspectos da vida. A paixão pelo jogo é uma parte fundamental da cultura espanhola, sendo o futebol uma atividade muito popular e praticada entre crianças e adultos para fazer exercício, desconcentrar, encontrar amigos e se divertir.

Os espanhóis conquistaram vários títulos profissionais de seleções, e possuem clubes em alta no cenário internacional como o Real Madri e o Barcelona, famosos pelo jogo inovador e pela grande presença de craques. O futebol profissional na Espanha contribui significativamente para a economia do país, proporcionando oportunidades de emprego e desenvolvendo diversas infraestruturas e serviços com benefícios de curto, médio e longo prazo para as regiões envolvidas.



Para aqueles apaixonados pelo futebol que estiverem pensando destinos para sua próxima viagem, a Espanha é sem dúvidas um golaço. O país é ideal para conhecer mais sobre a cultura e a história do esporte na Europa, comemorar gols assistindo algum jogo em vivo do Real Madri (um dos times mais famosos do mundo), experimentar a deliciosa gastronomia local e aproveitar algum curso em alguma escola de espanhol em Madrid, já que a capital está repleta de excelentes instituições de ensino para estrangeiros, como a Expanish.

Espanhóis no Brasileirão

Instituído em 1959 pela Confederação Brasileira de Futebol, o Brasileirão é a principal competição brasileira de clubes de futebol. É um dos torneios mais intensos e disputados no mundo, com grande apelo internacional.

Levando em consideração que o Brasil é o país com mais torcedores de futebol no mundo e é visto como um dos grandes centros do futebol mundial, muitos jogadores profissionais sonham com vestir a camiseta de algum dos melhores times brasileiros e conseguir o título de campões do Brasileirão – e logicamente os espanhóis não ficam fora desse desejo.

Assim, ao longo da sua história e graças à globalização e a diversas razões que envolvem o futebol, o Brasileirão é um campeonato que viu passar diversos craques internacionais, muitos deles espanhóis, elevando o nível com atuações memoráveis durante toda a competição. Uma vez consagrados, muitos voltam ao seu país de origem com novas oportunidades que envolvem reconhecimento internacional e visibilidade.

Vale ressaltar, porém, que muitos desses jogadores acabaram caindo no esquecimento, justamente pela enorme quantidade de estrangeiros que atuam e aturam no futebol brasileiro.

Pensando nisso, vamos relembrar abaixo os jogadores espanhóis que se destacaram atuando no Brasileirão, aproveitando o foco atual dos clubes voltado para os jogadores estrangeiros.

  • José Armando Ufarte Ventoso


Mais conhecido como “Espanhol”, o José Ufarte chegou ao Brasil em 1954 junto com seus pais, que emigraram na busca de um futuro melhor. Em 1958 ingressou nas inferiores do Flamengo, onde jogou para o time principal só a partir de 1961, mesmo ano que foi recrutado pelo Corinthians.

Já em 1974, o Ufarte voltou para a Espanha e passou a jogar no Atlético de Madri, onde conquistou duas Copas do Rei. Em 1966 foi selecionado pelo time nacional para jogar a Copa do Mundo. Após disso, passou a defender o Racing Santander, clube no qual encerrou sua carreira. Hoje, o Espanhol é técnico da seleção sub-21 da Espanha.

  • Francisco Mérida Pérez


Nascido em 1990 na cidade de Barcelona, na Espanha, o Fran Mérida é um jogador profissional de futebol que atualmente se desenvolve no Tianjin Jinmen Tiger, time chinês.

Treinado em La Masia (o centro de treinamento do Barcelona, onde foi treinado o Messi) e atuando como meio-campista e atacante em diversos clubes europeus, chegou ao Brasil em 2013 onde assinou com o Atlético Paranaense em 2013 com contrato até Júlio de 2014. O Mérida, no entanto, foi afastado em abril desse mesmo ano pelo processo de reformulação geral que atravessava então o clube.

Outros jogadores espanhóis no Brasil

Encontrar uma partida do Brasileirão que não tenha jogadores estrangeiros é uma missão complicada. As diversas edições do torneio sempre incluíram gringos pelas condições financeiras interessantes, o reconhecimento e a qualidade técnica que oferece o Brasil para os jogadores profissionais. O Brasileirão, com um formato consagrado na indústria do esporte, sempre atraiu o interesse do pessoal lá de fora.

Pensando nisso, veja quais foram os outros jogadores espanhóis que passaram pela competição brasileira antes do Ufarte e do Mérida.

  • Arnaldo Norberto Sánchez (Goleiro no Bangú, Rio de Janeiro, na década de 70)

  • Pepe González (Atacante no Palmeiras e no Galicia da Bahia nos anos 60)

  • Os irmãos Joaquín e Elías Martin (Britania, Paraná, em 1918)


O mercado do futebol no Brasil

O futebol é o esporte mais popular do mundo. Pela sua simplicidade e universalidade, o jogo unifica pessoas independentemente da sua raça, idioma, idade ou sexo.

Com a globalização, o mundo mais conectado com facilidades de locomoção, e outras razões que envolvem o cenário do futebol, existe um processo no mercado do futebol e do esporte em geral que tem chamado a atenção de muitos jogadores profissionais que procuram ser recrutados por clubes estrangeiros, para se enriquecer financeiramente e obter uma exposição maior.

Hoje, na América do Sul, principalmente no Brasil, existe uma visibilidade muito forte para os atletas, o que ajuda muito para que muitos jogadores de diversas nacionalidades tenham a intenção de escolher o país para trabalhar, seja pelo nível dos jogos ou pela estrutura dos clubes e dos estádios.

É claro que os clubes precisam ter um estúdio prévio para analisar as possibilidades dos atletas e minimizar ao máximo as chances de erro. Para os jogadores, é necessário se preparar bastante antes de fazer a mudança, para evitar frustrações e se sentir pertencente ao novo ambiente.

Mesmo assim, é claro que não é possível dar certeza de que a mudança vai dar certo ou não. O fato, de qualquer forma, é se preparar. A pressão no futebol aumentou muito, e a intensidade da América Latina é o grande obstáculo para muitos que vem do exterior, talvez maior do que o senso comum.

Conteúdo Patrocinado