Qual será a formação do Palmeiras em 2020? - Gazeta Esportiva
Qual será a formação do Palmeiras em 2020?

Qual será a formação do Palmeiras em 2020?

Gazeta Esportiva

Por Redação

10/01/2020 às 05:00 • Atualizado: 10/01/2020 às 11:38

São Paulo, SP

(Foto: Cesar Greco/Divulgação)


Possibilidade de Felipe Melo atuar na zaga pode mudar esquema do time

As notícias do Palmeiras neste início de 2020 mostram que o time pode sofrer alterações não só entre os jogadores titulares, mas também no esquema de jogo. Se com Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes a tática alternou entre o 4-1-4-1 e o 4-3-3, com Vanderlei Luxemburgo tudo pode mudar.

O treinador, aliás, é o único reforço apresentado pela diretoria até o momento. Enquanto jogadores deixam o clube, como Hyoran, negociado com o Atlético Mineiro, e Arthur, vendido para o Red Bull Bragantino, nenhuma cara nova desembarcou no Palmeiras.

Por isso, a principal novidade do clube neste início do ano deve ser a entrada de Felipe Melo na zaga palmeirense. O jogador teve uma conversa com o novo treinador e se colocou à disposição para jogar em uma nova função.

"Jogador de futebol tem a missão de entender que ele deve jogar em outras posições quando necessário. Joguei em outras posições, na frente, atrás, de meia-atacante, inclusive de atacante, já joguei de zagueiro. Me coloco à disposição para poder ajudar", disse o atleta em entrevista coletiva nesta quinta-feira (09).

Com isso, entende-se que a mudança aconteça para que Felipe Melo possa continuar na equipe. Ele foi titular absoluto na última temporada atuando como 1º volante, dando mais liberdade para o companheiro de posição, Bruno Henrique.

A chegada de Felipe ao setor defensivo abre brecha para questionamentos: ele vai atuar ao lado do titular Vitor Hugo ou pretende ganhar a posição de Gustavo Gómez, paraguaio que também ostenta confiança e boas exibições no ano que passou?

Segundo o site Onefootball, Felipe Melo conseguiu roubar 76 bolas, somando Campeonato Brasileiro, Taça Libertadores e Copa do Brasil. O número é superior aos atuais zagueiros do Verdão: Luan (55) e Gustavo Gómez (42). Vitor Hugo chegou na metade da temporada, vindo do futebol italiano.

Isso mostra que, em tese, Felipe Melo tem capacidade para atuar como zagueiro, apesar de não ser sua posição de origem. O recuo do "pitbull" possibilitaria um meio campo mais leve. Matheus Fernandes, pouco aproveitado ao longo de 2019, terminou a temporada como titular, sob comando do interino Andrey Lopes. O jogador de 21 anos interessa ao Barcelona, apesar de o Palmeiras ter recusado a primeira proposta. Caso não saia, é um bom nome para formar o meio-campo alviverde.

Ponto negativo é que Felipe Melo foi o segundo jogador que mais levou dribles em 2019: 45. Só perde para o lateral-direito Marcos Rocha, com 62.

Por essas e outras, a dúvida sobre o que de fato vai acontecer com Felipe Melo no Palmeiras se tornou a maior incógnita do elenco neste início de ano. Um teste deve ocorrer durante a Florida Cup, nas próximas semanas, antes do início dos Campeonatos Estaduais.

Conteúdo Patrocinado