Qual o melhor goleiro brasileiro de todos os tempos? - Gazeta Esportiva
Qual o melhor goleiro brasileiro de todos os tempos?

Qual o melhor goleiro brasileiro de todos os tempos?

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/06/2021 às 10:40

São Paulo, SP

O Brasil tem a fama de ter os melhores jogadores do mundo. Por mais que o foco seja em outras posições, os goleiros brasileiros também merecem destaque, pois também são responsáveis pelas vitórias do time em que eles atuam. Mas será que existe um goleiro que pode ser considerado o melhor? Descobrir isso pode ajudar bastante nas casas de apostas online, caso você tenha o costume de apostar.

6º Manga - 73 jogos (Foto: Divulgação/Botafogo)


É possível encontrar muitos goleiros bons no Brasil, porém, um teve muito destaque enquanto estava em campo. Você deve conhecê-lo por seu apelido. Haílton Corrêa de Arruda, ou Manga. Lembrou? Então será sobre ele que iremos falar neste artigo.

Um breve resumo sobre a sua trajetória

Se você buscar na história do futebol com toda certeza o jogador Manga estará nela, pois apesar de ter participado de poucos jogos usando a camisa da seleção, tudo o que ele desempenhou em campo foi memorável.

Ele participou da Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra, onde jogou como titular, mas mesmo que o Brasil tenha sido eliminado, todos que tiveram a honra de assistir aos jogos gostaram da sua atuação.

Apesar dessa derrota, o jogador conseguiu acumular vários títulos de campeão estadual, em diferentes clubes, tendo destaque os campeonatos brasileiros de 1975 e 1976 atuando no Internacional. Ainda durante a sua trajetória como goleiro, ele também conquistou alguns títulos durante os cinco anos que esteve no Uruguai, atuando no Nacional, ele venceu a Libertadores e a Copa Intercontinental em 1971.

Manga no Sport

Ele chamou muito a atenção dos olheiros quando jogava nos jogos amadores. Foi então que ele iniciou no  Sport, em 1954, ganhando a sua titularidade em 1957. Ele jogou por um bom tempo no time como titular após a lesão do antigo goleiro Osvaldo Baliza, que sofreu uma lesão.  A sua atuação foi marcante que ele foi goleiro destaque no título estadual de 1958. Porém, não demorou muito para que o Botafogo o convocasse para jogar.

A trajetória do goleiro no Botafogo

No Botafogo ele atuou de 1959 até 1968, onde disputou 442 jogos, conquistando dezenas de títulos e fazendo com que a sua marca no time ficasse registrada. Entre as vistorias, podem-se destacar as inúmeras vitórias no Campeonato Carioca 1961, 1962, 1967 e 1968. Além dessas e outras vitórias, ele também fez parte do time que venceu o Torneio de Caracas. É possível perceber que a sua presença em campo foi muito importante para as vitórias do Glorioso.

Nacional-Uru e Inter

Após alguns desentendimentos internos, Manga deixa  o Botafogo e vai para o Nacional, no Uruguai, onde ficou por cinco anos, conquistando a Copa Intercontinental e uma Libertadores. Esse tanto de vitória faz com que ele seja um dos goleiros mais lembrados do futebol brasileiro, sendo responsável também pela criação do dia do goleiro.

Quando terminou o contrato com o time uruguaio, Manga voltou ao Brasil e começou a sua jornada no Inter, conquistando o bicampeonato brasileiro de 1975. Toda a sua atuação no time fez com que todos o considerassem um dos melhores goleiros que o Inter já teve e sua equipe. Ele atuou ao lado de craques como Cláudio Duarte, Figueroa, Marinho Perez, Vacaria e Valdomiro. Quanta responsabilidade defender um time de peso como esse, não é mesmo? Mas ele fez isso muito bem.

Como foi o fim da sua carreira?

Ele jogou até os 45 anos de idade. Logo após a sua saída do Inter ele foi para o Operário-MS, onde finalizou as suas atuações nos gramados. Mas mesmo durante esse período de encerramento ele conseguiu conquistar alguns campeonatos.

É possível perceber que sem sombras de dúvidas o Manga pode ser considerado um dos maiores goleiros brasileiro de todos os tempos. Quem teve a chance de ver as suas defesas pode se sentir privilegiado. Será que teremos outro goleiro como Manga? Vamos esperar para ver.

Conteúdo Patrocinado