Porque Mike Tyson não foi às Olimpíadas de 1984 - Gazeta Esportiva
Porque Mike Tyson não foi às Olimpíadas de 1984

Porque Mike Tyson não foi às Olimpíadas de 1984

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/11/2020 às 16:33

São Paulo, SP

Boxeador norte-americano é um dos maiores nomes do esporte na história

Antes de o norte-americano Mike Tyson ter uma excelente carreira no boxe profissional, ele tinha um sonho. É um sonho comum para muitos atletas de alto nível, especialmente aqueles que desejam defender as cores de seus respectivos países em competições internacionais.

Tyson tinha esperanças de fazer parte da equipe olímpica dos Estados Unidos em 1984, nos jogos disputados em Los Angeles. Esse sonho, no entanto, foi destruído quando Tyson foi derrotado em duas lutas que o impediram de entrar no time de boxe que participou da competição.

(Original Caption) Uniondale, New York: Mike Tyson, a heavyweight contender, warms up before a fight.


Nos Estados Unidos, as lutas para definir quem seriam os escolhidos e selecionados na disputa das Olimpíadas foram realizadas em Fort Worth, no estado do Texas, em 1984. Tyson enfrentou Henry Tillman, um garoto com antecedentes criminais e que aprendera o boxe na prisão. No final do confronto, Tillman venceu Tyson por pontos.

Mesmo com a derrota, Tyson foi escolhido para enfrentar Tillman em mais duas oportunidades, no imponente no Caesars Palace, ainda no início de 1984. Tyson teria que derrotá-lo duas vezes para fazer parte da seleção olímpica. Se Tillman vencesse a primeira luta, tudo estaria acabado para Tyson.

No fim, Tyson perdeu das lutas e acabou eliminado de qualquer possibilidade representar os EUA em uma Olimpíada. Pessoas que acompanharam o confronto dizem que ele saiu furioso do ginásio. Algoz de Tyson, Tillman avançou e conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas. Como lutador amador, Mike Tyson garantiu medalhas de ouro em 1981 e 1982 nas Olimpíadas Juvenis.

A partir daí, Mike Tyson passou a focar no boxe profissional. Ele fez sua estreia profissional em 6 de março de 1985, aos 18 anos, e chegou a um nocaute técnico no primeiro round contra Hector Mercedes. Tyson venceu suas 36 lutas seguintes antes de perder em uma surpresa para James 'Buster' Douglas em 11 de fevereiro de 1990. E essa notícia sobre Mike Tyson fez com que muitos olhassem com expectativa para o jovem.

Tyson se tornou o pugilista mais jovem a ganhar o título dos pesos pesados ​​quando tinha 20 anos . Tyson acabou se tornando o único boxeador peso-pesado a capturar os títulos de boxe WBA, WBC e IBF e mantê-los ao mesmo tempo. Ele terminou sua carreira com um recorde de 50-6, vencendo 44 por nocaute.

Ao longo de sua trajetória, teve problemas disciplinares e criminais graves. Foi acusado de estupro e preso por diversos problemas judiciais. Também se envolveu com alto consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Teve problemas financeiros e chegou a decretar falência quando ficou sem receitas para manter casas e carros que acumulou ao longo da vida.

Já como lutador profissional, Tyson e Tillman voltaram a se encontrar em 16 de junho de 1990. Tyson não se conteve contra o homem que o impediu de alcançar seus sonhos olímpicos. Ele nocauteou Tillman no primeiro round em 2:47. Tillman acabou sendo um profissional com carreira apenas medina. Foram 25 vitórias e 6 derrotas em sua carreira.

Conteúdo Patrocinado