O que um jogador de futebol come antes e após uma partida? - Gazeta Esportiva
O que um jogador de futebol come antes e após uma partida?

O que um jogador de futebol come antes e após uma partida?

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/12/2019 às 18:24

São Paulo, SP

Carboidratos têm papel fundamental na vida do atleta de alto rendimento

Praticar atividades físicas, especialmente de alto rendimento, exigem a realização de uma dieta de carboidratos. Mas você sabe qual o papel dos carboidratos, por exemplo, na vida dos jogadores de futebol?

O gasto energético dos atletas profissionais do futebol, que treinam em dois períodos, por exemplo, é elevado. A recomendação de especialistas para esses atletas é de dois mil a 2,5 mil calorias. Para um atleta que pesa 75 kg, gasta em torno de 1,2 mil a 1,4 mil kcal só durante a atividade física, com o consumo médio de calorias diárias que vai de três mil a quatro mil kcal.



O carboidrato, portanto, é o principal combustível para o cérebro e sistema nervoso central. Seu consumo deve acontecer, seja no pré ou no pós-treino. Quando combinados com as proteínas, ajudam a disponibilizar mais energia para os músculos durante exercícios de alto rendimento.

Antes do jogo, o ideal é consumir carboidratos de rápida absorção, como pão branco, melancia, batata doce ou biscoito.

Após a partida, a combinação de proteína e carboidrato serve como ferramenta principal na recuperação de energia e no ganho de tecido muscular. Água de coco, pães e cereais (sem ser integral), frutas sem casca, massas, vitamina com leite de soja, bolo simples, biscoito e tubérculos são alguns dos alimentos recomendados.

"Os carboidratos (cereais, pães, massas, frutas frescas e secas, sucos, torradas, mel, geléia, açúcar e doces, tubérculos, arroz e feijão, etc.), são os combustíveis preferidos do organismo na hora de fabricar energia, por isso, devem estar presentes em grandes quantidades na dieta de um atleta. As reservas de carboidrato no corpo são limitadas e se forem esgotadas, levarão à fadiga e exaustão, por isso o cuidado com a alimentação é de extrema importância. Os carboidratos fazem toda a diferença na hora dos treinos e nos jogos, afinal, possibilita ao atleta mais energia, força e velocidade", afirma a nutricionista Giovana Guido.

Um atleta profissional de futebol corre entre 9 e 11 quilômetros durante os 90 minutos de uma partida. Os volantes, que costumam atuar na defesa e no ataque, são os que estão mais em ação e chegam a correr 15 quilômetros dentro de campo. Com estas marcas, os jogadores de futebol superam a maior parte dos atletas, inclusive jogadores de basquete e de tênis. Além disso, os atletas podem perder de 2 a 3 quilos durante uma partida de futebol, por causa da transpiração.

Conteúdo Patrocinado