O poder do Rosa: cor é utilizada no uniforme do time feminino mais novo do Paz nas Escolas - Gazeta Esportiva
O poder do Rosa: cor é utilizada no uniforme do time feminino mais novo do Paz nas Escolas

O poder do Rosa: cor é utilizada no uniforme do time feminino mais novo do Paz nas Escolas

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/09/2016 às 19:00

São Paulo, SP

Beit Yaacov goleou Global Objetivo por 4 a 1 no Paz nas Escolas, neste domingo (Foto: Divulgação)
De rosa, Beit Yaacov goleou Global Objetivo por 4 a 1 no Paz nas Escolas, neste domingo (Foto: Divulgação)


Em quase 100% dos casos, quando o ultrassom mostra que o bebê na barriga da mamãe é uma menina, a primeira atitude dos pais é sair às compras em busca de um quarto todo rosa para a criança. São roupas de berço, enfeites de parede, que na maioria dos casos também é rosa, brinquedos e principalmente as roupinhas.

O rosa é uma cor que transmite doçura, inocência, leveza, ternura, afeto e que tem um efeito tranquilizante, características geralmente atribuídas às mulheres. Por isso essa ligação tão forte entre a cor rosa e as mulheres. Talvez por isso, o time feminino, categoria 07 -10 anos, do colégio Beit Yaacov tenha escolhido a cor para confeccionar seus uniformes.

Mas no jogo de hoje entre as “rosinhas” e o Global Objetivo, doçura e ternura não estavam entre as principais características das meninas mais novas do torneio. O placar de 4 x 1 mostrou que o rosa é forte, é a cor da mulher decidida e que quer ganhar. Liana, camisa 8 das “rosinhas” foi o destaque da partida com dois gols, seguida de Nicole e Karina que fecharam a conta. Rafaela descontou para o Global.

A cor rosa, além do uniforme das meninas do Beit Yaacov no PlayFc Paz nas Escolas, também simboliza diversas outras campanhas ao redor do mundo. Codepink, é um movimento liderado por mulheres americanas que desejam o fim da guerra do Iraque; Nós do Poder Rosa, entidade que luta contra a violência doméstica e a prevenção do câncer de mama; Fundação Laço Cor de Rosa, que divulga a causa do câncer de mama e mantém o banco de perucas on line; e o Outubro Rosa, movimento de luta contra o câncer de mama que concentra suas ações no décimo mês do ano.

No futebol, os jogadores constantemente sofrem com os diversos tipos de lesões (Foto: Divulgação)
No futebol, os jogadores constantemente sofrem com os diversos tipos de lesões (Foto: Divulgação)


Com muitos jogos por domingo, haja perna para aguentar tanta pancada

Um antigo jingle de propaganda de um remédio anestésico, dizia: “caiu, bateu, machucou, tem que ser..”. Assistindo aos jogos do PlayFC Paz nas Escolas, cair, bater e machucar são os atos mais vistos durante o tempo de partida. Com a dinâmica empregada no futebol atual, troca de posições, movimentação constante, alto desempenho físico, é quase impossível não se contundir durante um jogo.

E não são apenas aquelas contusões que acontecem por conta de uma trombada, uma queda, uma entrada mais brusca, mas também a musculatura do atleta que apresenta fadiga após uma série de treinos e jogos durante uma temporada e acaba acarretando problemas físicos ao atleta, interrompendo por dias, semanas e até meses a carreira do atleta.

No futebol, especificamente, as lesões mais comuns são torções, tornozelos e joelhos são os principais alvos, e distensões. Rupturas do ligamento cruzado e lesões de meniscos também são bastante comuns, e diferente de simples torções e distensões, são lesões de tratamento cirúrgico e com recuperação bastante demorada.

Por tudo isso, não apenas atletas profissionais, mas amadores também, aqueles conhecidos por esportistas de final de semana, é muito importante fazer um aquecimento adequado antes e também após a prática de todo exercício físico. Eles previnem lesões, diminuem a tensão muscular, ativam a circulação, deixando os movimentos mais soltos e leves.

Conteúdo Patrocinado