Estudo de caso das lesões mais comuns em atletas de alto rendimento - Gazeta Esportiva
Estudo de caso das lesões mais comuns em atletas de alto rendimento

Estudo de caso das lesões mais comuns em atletas de alto rendimento

Gazeta Esportiva

Por Redação

28/09/2021 às 14:20

São Paulo, SP



Atletas de alto rendimento são profissionais que levam a todo momento, seja no treino ou em performances competitivas, seu corpo ao limite do desgaste físico.

É impossível imaginar a carreira de grandes atletas, como Ronaldo Nazário, o Fenômeno, sem a marca deixada por lesões delicadas e o impacto delas em seu rendimento e sua vida pessoal.

Ronaldo, por exemplo, no ápice de sua carreira jogando pela Inter de Milão no início dos anos dois mil, teve uma lesão que mudaria sua trajetória por toda a sua carreira profissional.

Após uma ruptura do tendão patelar do joelho direito, Ronaldo passou praticamente um ano longe dos gramados, se reabilitando e readquirindo condicionamento físico.

Porém, muitos dizem que sua carreira nunca mais foi a mesma, sendo que ele poderia ter despontado como o maior centroavante da história se não fosse esta lesão.

Hoje no artigo, iremos juntos discutir e analisar exemplos de estudos de caso prontos, assim como o de Ronaldo, para entender quais são as lesões que mais acometem atletas de alto rendimento e, como o profissional em educação física pode atuar nesta área.

Qual o papel do profissional em educação física no tratamento de lesões em atletas?



A graduação em educação física dura em média 4 anos e irá capacitar o profissional para atuar diretamente com áreas relacionadas a esportes.

No caso da licenciatura, teremos um profissional responsável por ministrar aulas de educação física em escolas públicas e privadas em nível fundamental.

Já, o bacharelado em educação física será capacitado para atuar como treinador de modalidades desportivas, poderá realizar especializações em atendimentos médicos e clínicos voltados especialmente para atletas e inúmeras outras atuações.

De acordo com documento oficial publicado nos Anais do Congresso Goiano de Ciências do Esporte de 2009, o profissional em educação física possui a capacidade e deve sim estar atento aos limites corpóreos e de saúde de seu atleta.

Ainda segundo o documento, o profissional em educação física tem um papel fundamental na prevenção de lesões em atletas, através da organização de rotinas de treino, programas de condicionamento físico, resistências motoras e cardiovasculares.

Logo, para um atleta ser considerado apto para atuar em alto nível e rendimento, além de consultas e exames médicos, ele deve também ser avaliado em questão de performance e desempenho por um profissional em educação física.

Quais as lesões mais comuns no futebol?



Agora que vimos como o educador físico pode atuar na prevenção de lesões em atletas de alto nível, é hora de vermos algumas das lesões mais comuns em alguns esportes, começando pelo nosso querido futebol.

Segundo estudo realizado pelo Departamento de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense, as lesões mais ocorrentes em jogadores de futebol de alto nível são:

  1. Estiramento muscular localizado na coxa

  2. Ruptura de ligamentos no joelho

  3. Torção articular localizada no tornozelo


Logo, ao saber os riscos os quais o jogador de futebol está mais sujeito, o treinador ou preparador físico pode desenvolver uma rotina de fortalecimento e condicionamento específico do jogador mediante às suas características pessoais.

Portanto, é nítida novamente a importância do profissional em educação física dentro do contexto da saúde no esporte.

As lesões com maior ocorrência no basquete



Já no basquetebol, como imaginado, as lesões com maior ocorrência são diferentes das que ocorrem no futebol, devido à diferença de movimentos e impactos mais contundentes em outras partes do corpo.

Segundo uma publicação realizada na página do Globo Esporte, as lesões mais frequentes em atletas de alto nível de basquete são:

  1. Entorse no tornozelo

  2. Tendinopatia patelar

  3. Condromalácia patelar

  4. Lombalgia

  5. Hérnia de disco


A maior parte destas lesões está atrelada à aterrissagens e quedas mal sucedidas que sucedem os pulos de jogadores de basquete, seja em disputas de bola, bandejas, enterradas e até arremessos.

Mais uma vez, entendendo os riscos os quais os jogadores de basquete estão sujeitos, os preparadores físicos imersos no esporte podem desenvolver programas de fortalecimento e condicionamento físico específicos, mediante as lesões do atleta em questão.

Como evitar e/ou diminuir a ocorrência de lesões esportivas?

  1. Acompanhamento profissional e médico

  2. Identificar os limites físicos do corpo do atleta

  3. Hidratação e alimentação adequados

  4. Alongamento e aquecimento

  5. Descanso

  6. Fortalecimento muscular

  7. Condicionamento físico


Os atletas de alto nível estão sujeitos a encararem as mais diversas lesões e contusões ao longo de sua carreira profissional.

Contudo, com o auxílio de um profissional e de um médico, as lesões podem ser evitadas e, também, o prazo de recuperação dos atletas ser realizado efetivamente.

Conteúdo Patrocinado