E agora, fã de esportes? Dicas para ocupar seu tempo depois do Coronavírus - Gazeta Esportiva
E agora, fã de esportes? Dicas para ocupar seu tempo depois do Coronavírus

E agora, fã de esportes? Dicas para ocupar seu tempo depois do Coronavírus

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/03/2020 às 15:16

São Paulo, SP

A expansão do Coronavírus tem estado na origem de uma onda de cancelamentos ao nível do esporte mundial. Os jogos de futebol na América do Sul continuam se realizando, mas os fãs brasileiros de esporte europeu estão passando por um período complicado. Sem as transmissões das grandes ligas da Europa, pode se tornar difícil alimentar o "vício" pelo esporte. No Brasil, ainda não existe confirmação de que os principais campeonatos serão suspensos, mas o comunicado oficial pode ser lançado muito em breve. Mesmo os maiores fãs do desporto-rei concordarão que a saúde pública deve sempre ser colocada em primeiro lugar; afinal, o futebol é apenas um jogo e não deve ser levado demasiado a sério. Mas como fazer para satisfazer a necessidade de futebol durante os próximos meses?



Para o verdadeiro fã de esportes, descansar ao Domingo à tarde assistindo um grande jogo da Premier League não será possível pelo menos até ao final de abril. Para que o seu amor pelo futebol continue forte nesse período, decidimos destacar uma série de dicas para o ajudar a passar seu tempo livre... sem deixar de parte o entusiasmo pelo mundo dos esportes! Felizmente, existem várias formas de continuar alimentando sua paixão pelo futebol, mesmo sem transmissões televisivas de jogos.

Filmes e séries sobre futebol

O site de notícias de esporte ZeroZero compilou recentemente uma excelente seleção de filmes, séries, e documentários sobre futebol. Essa pode ser a altura perfeita para finalmente ver alguns desses filmes e séries e aprender um pouco mais sobre seus futebolistas preferidos. Existem títulos para todos os gostos! Na Netflix, você pode encontrar Maradona in Mexico, uma minissérie que fala sobre o percurso do astro argentino à frente do clube mexicano Dorados, onde atuou como técnico. Também na Netflix você pode assistir a The English Game, um documentário sobre as origens do futebol, Apache, que fala sobre a história de vida do ídolo argentino Carlos Tévez, ou First Team: Juventus, que aborda a ascendência desportiva do histórico clube italiano ao longo da última década. Também na Netflix se encontra Sunderland 'Till I Die, considerado um dos melhores documentários sobre futebol alguma vez produzidos.

Se procura um bom filme de futebol, nós recomendamos O Milagre do Nottingham Forest. Lançado em 2015, esse filme aborda o período de maior sucesso do histórico clube inglês. Hoje jogando nas divisões inferiores do futebol de Inglaterra, o Nottingham Forest foi durante um breve período o maior clube da Europa, tendo mesmo conquistado duas Ligas dos Campeões de forma consecutiva. Se procura um filme mais emocionante e mais próximo do futebol brasileiro, a nossa recomendação vai para Para Sempre Chape. Esse filme aborda os acontecimentos que se seguiram ao trágico acidente de avião que vitimou a maior parte dos jogadores e equipe técnica da Chapecoense.

Simuladores de futebol

O surto de Coronavírus tem feito com que muita gente não saia de casa, e tem aumentado o número de clientes dos sites de jogos, casino, e até mesmo roleta online. Mas os fãs do desporto-rei estarão certamente mais ocupados jogando simuladores de futebol. Quem deu a dica foi o Leyton Orient, um clube de Inglaterra que partilhou nas redes sociais uma publicação viral aconselhando seus fãs a "esquecer" o cancelamento do futebol inglês através do Football Manager. O Football Manager, ou FM, é um simulador de futebol em que o jogador assume o papel de técnico de um time. Se é fã de futebol, jogar FM pode ser uma das melhores maneiras de alimentar sua paixão pelo desporto-rei nos próximos meses. Nesse jogo, você pode pegar em seu time favorito e levá-lo a conquistar todos aqueles títulos que sempre lhe escaparam.

Para passar umas horas divertidas com sua família e amigos, pode também jogar os populares simuladores de futebol FIFA e Pro Evolution Soccer, em que você pode controlar seu time favorito e disputar partidas e torneios contra outros jogadores.

Aprender mais sobre o esporte

Já que não pode ver futebol, que tal aproveitar para aprender mais sobre o esporte? Não existem muitas fontes para aprender sobre táctica em português, mas se você domina a língua inglesa, então tem mesmo que ler o livro Inverting the Pyramid. Escrito pelo jornalista Jonathan Wilson, esse livro se foca na evolução histórica das tácticas de futebol e pode ajudá-lo a perceber de forma mais profunda por que seu time favorito joga da maneira que joga. Se você sabe inglês, mas não tem particular interesse pela leitura, pode experimentar passar pelo canal de YouTube Tifo Football. Aí, as tácticas das maiores equipes do mundo são exploradas de forma acessível e visualmente atrativa. Com recurso a gráficos e imagens, esse canal de YouTube conta com a explicação concisa de como os maiores times do mundo se organizam taticamente. Se acha que percebe muito de táctica de futebol, esse canal será uma revelação devido ao seu conteúdo bem pesquisado e altamente técnico. Se destina aos mais fanáticos fãs do futebol.

Conteúdo Patrocinado