Desenvolva vídeos profissionais sem sair de casa

19/05/2020 10:56:43

Em: Institucional
Reprodução: Martin Lopez

Certamente você já se deparou com momentos da sua vida em que fica em casa sem nada para fazer. No entanto você pode aproveitar o seu tempo da melhor forma, pois existem várias formas de ganhar dinheiro e de trabalhar sem sair de sua casa.

Neste artigo iremos abordar como é possível para qualquer pessoa criar vídeos profissionais em sua casa, utilizando apenas o equipamento que possuir. Depois de finalizados esses vídeos podem ser postados em várias plataformas ou até serem vendidos, o que é uma excelente forma de ganhar algum dinheiro extra.

Para além disso criar vídeos poderá ser uma ótima forma de melhorar suas habilidades profissionais assim como também capturar memórias de atividades com sua família ou amigos.

Como fazer vídeos profissionais em casa?

Existem várias formas de começar a desenvolver um vídeo, no entanto todas elas seguem a seguinte ordem: desenvolvimento da ideia, gravação com uma câmara, edição e por fim postar em alguma plataforma. Vamos então começar.

Pensar na ideia

Todos os vídeos começam no papel ou na sua cabeça. Esse deve ser o primeiro passo antes de começar a filmar qualquer coisa. Pense no cenário, na duração do seu vídeo, nas personagens ou figurantes.

É importante também pensar na categoria em que se encaixa seu vídeo, pois poderá ser um vídeo capturando um evento desportivo, ou filmando uma apresentação musical, videoclipe, paisagem ou qualquer outro tipo de assunto.

Reprodução: Startup Stock Photos

Depois deve pegar no papel e escrever um pequeno roteiro e desenhar um pequeno rascunho com a sequência de filmagens que irá filmar.

Este roteiro não é obrigatório para todos os seus vídeos, mas ajuda bastante quando chegar o momento de filmar. É bastante importante pois assim não necessita de estar a pensar o que filmar, basta olhar no papel para obter seu resultado esperado.

Como gravar o vídeo e qual equipamento escolher?

Depois de ter finalizado a escrita de um pequeno roteiro de filmagem, poderá começar a filmar.

Para você filmar um vídeo profissional irá necessitar de um bom equipamento.

Reprodução: Lê Minh

No mercado existem bastantes opções diferentes, com características e preços variados. No entanto ninguém quer comprar os equipamentos errados. Abaixo está uma lista dos materiais necessários para uma boa produção profissional de vídeos:

  • Câmera de gravação de vídeo.
  • Microfone de modo a captar o áudio do seu vídeo.
  • Equipamento de iluminação.
  • Suportes para os equipamentos.
  • Computador.
  • Software de edição de vídeos.

Com estes equipamentos acima, você deverá ser capaz de produzir qualquer tipo de conteúdo com grande qualidade de áudio e vídeo.

No entanto é importante referir que se você não possuir esse equipamento poderá utilizar outro equipamento qualquer, desde que seja possível capturar a imagem em vídeo com uma boa qualidade.

Atualmente alguns smartphones já possuem câmaras bastante poderosas com excelentes funcionalidades de filtros e efeitos, então isso poderá substituir o equipamento profissional mencionado acima.

Edição do vídeo

Após você terminar suas filmagens chega o momento de começar a corta, juntar e editar seus clipes. Esta é talvez a parte mais trabalhosa e demorada, mas com o software correto você facilmente irá conseguir obter um bom resultado em poucas horas.

Reprodução: Jessica Lewis

Atualmente existem bastantes soluções para editar seus vídeos, no entanto existe uma ótima solução online, sem precisar de baixar nenhum aplicativo. É o cortador de vídeos online de Wondershare, onde é possível cortar seus vídeos bastante facilmente.

Como utilizar o Cortador de Vídeos Online?

Usar o cortador de vídeos online é bastante simples. Lá é possível cortar vídeos online e dividir em várias partes. Se você tem um vídeo e pretende cortar algumas partes do vídeo, seja para diminuir o tempo dele ou apagar algum erro na gravação pode usar essa funcionalidade

Dessa forma é bastante mais fácil de executar o processo de edição de vídeos.

Corte seus vídeos sem custos, online e em poucos minutos. Basta introduzir seu vídeo, cortar e exportar.

Posteriormente se pretender editar seu vídeo poderá utilizar o aplicativo Filmora que é um editor de vídeos completo onde poderá juntar seus clipes que cortou com o cortador online. Também poderá adicionar alguns efeitos, transições, texto e muitas outras funcionalidades de modo a tornar seu vídeo ainda mais profissional. Este editor de vídeos Filmora é totalmente gratuito, para o descarregar basta acessar na página oficial e começar a baixar.

Dicas para exportar o vídeo

Nesse momento você irá ter seu vídeo totalmente pronto para ser visto por seus amigos, familiares, ou até por desconhecidos.

Na hora de exportar existem algumas regras que você deverá ter em conta.

O melhor formato para gravar vídeos vai depender de seus objetivos e de seus recursos. Nos dias de hoje, a qualidade de som e imagem conta muito na hora de satisfazer o expectador.

Existem vários formatos de arquivo, desde AVI, GP3, MKV, MP4, FLV, MOV e muitos outros. Se você não entende muito disso de formatos o aconselhável é escolher sempre o formato MP4 em todos os seus vídeos, para que nunca tenha qualquer tipo de problemas de compatibilidade de arquivos.

Dicas para tornar seu vídeo mais profissional

Agora que você já sabe como gravar um bom vídeo profissional necessita de aprender algumas dicas e conceitos que certamente vão melhorar a qualidade final do seu vídeo.

  • Utilize bastante luz nos seus vídeos – A luz melhora bastante a qualidade final dos vídeos. Um vídeo sem luz irá parecer bastante amador e não irá ter qualquer qualidade para ser exibido numa apresentação. Aproveite o sol pois é fonte natural de luz.
Figura 5 – Reprodução: Marcelo Jaboo
  • Estabilize sua câmara no momento de filmar – Se você filmar um vídeo durante vários minutos com a câmara nas suas mãos o vídeo irá ficar bastante tremido e irá perder todo o profissionalismo. Para evitar isso utilize um tripé ou até um suporte como livros para colocar sua câmara bem estabilizada.
Reprodução: Zukiman Mohamad
  • Filme a partir de vários ângulos diferentes – Experimente filmar de vários ângulos para que depois possa alterar na edição, pois se você não alterar a posição da sua câmara o vídeo irá se tornar aborrecido. Um bom padrão é mover a câmara cerca de 45 graus da posição original.
Reprodução: Kyle Loftus

Conclusão

Espero que com este artigo consiga gravar um vídeo profissional para que possa depois ser postado nas redes sociais de uma grande marca ou até exibido numa apresentação comercial.

Lembre-se que você não necessita de seguir totalmente essas regras, são apenas alguns passos que vão ajudar a melhorar a qualidade final dos seus vídeos.

Resumidamente deve colocar todos os seus esforços na qualidade do seu vídeo.

 

Ads – Rodapé Posts