Como a tecnologia no futebol auxilia atletas e clubes - Gazeta Esportiva
Como a tecnologia no futebol auxilia atletas e clubes

Como a tecnologia no futebol auxilia atletas e clubes

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/10/2021 às 08:00 • Atualizado: 27/10/2021 às 11:11

São Paulo, SP

As inovações tecnológicas vêm mudando a forma como muitos profissionais desempenham as suas funções, tornando-a melhor. Veja como a tecnologia no futebol contribui com os atletas e clubes!

Fonte: Pixabay


O avanço tecnológico está presente em nossas vidas há décadas e vem cada vez mais contribuindo para muitos aspectos. Isso tanto para pessoas, empresas quanto profissionais de todos os nichos e no futebol não é diferente.

A tecnologia está cada vez mais auxiliando atletas e clubes, de forma a melhorar o desempenho das funções e até de jogadas. Confira abaixo como as ferramentas tecnológicas melhoram a performance geral da equipe e do esporte em si!

Tecnologia no futebol e a transformação do esporte

1. Facilidade para técnicos

Outro ponto fundamental da tecnologia aplicada no futebol são as facilidades que traz para os técnicos. Entre elas está o fato de que os profissionais podem contar com a ajuda digital para ter em mãos uma enorme quantidade de dados.

Estes podem trazer informações sobre seus jogadores, treinos, adversários e outros. Sendo essas informações muito importantes, inclusive, durante as partidas.

Imagem: PDFelement


E o melhor é que usando as ferramentas certas, como um PDF online da Wondershare, é possível compartilhar relatórios sobre as jogadas e jogadores até mesmo para os atletas, de forma facilitada. Ou seja, ao criar PDF online o técnico pode combinar informações, comentários e imagens para reparar e compartilhar com o seu time.

Além disso, o programa PDFelement, da Wondershare, é uma alternativa econômica para criar arquivos PDF. Ele permite dividir o PDF em páginas, o que facilita a inclusão e leitura das informações de forma mais dinâmica.

Sem contar que ele vem equipado com ferramentas profissionais, inclusive o leitor PDFelement permite acessar vários livros sobre futebol. Isso facilita o acesso a informações exclusivas, complementando ainda mais o material. Assim, o técnico pode deixar o arquivo mais robusto e preparar melhor o seu time.

2. Materiais para os jogadores

Pode não parecer, mas desde as chuteiras a camisetas que os atletas usam, a tecnologia está presente. Para entender, basta considerar como os materiais e equipamentos para os jogadores de futebol eram utilizados há um tempo.

Ambos sofreram melhorias com o passar do tempo e isso se dá pela tecnologia aplicada. Por exemplo, a chuteira conta com travas, formatos mais anatômicos e até mesmo absorção melhor de impactos.

A bola também é outro exemplo importante, já que as atuais foram desenvolvidas para absorver menos água. Além disso, são mais resistentes às condições climáticas, durante por um tempo maior mesmo em temperaturas e campos em péssimas condições.

3. Tira-teima

Embora seja uma tecnologia mais antiga, vale destacar que vem evoluindo nos últimos anos. Basta assistir aos vídeos de futebol de anos atrás e comparar com os mais atuais.

Assim, perceber que esse recurso utilizado pelos comentaristas conta hoje com maior digitalização e virtualização. Com isso é possível analisar de forma mais criteriosa sobre os acontecimentos, como impedimento, distância e velocidade da bola, entre outros.

4. Avaliação de desempenho

A tecnologia no futebol também está presente para facilitar a equipe técnica, trazendo maior facilidade e benefícios para os atletas e clubes. Por meio dela é possível coletar dados que demonstram o que os jogadores estão fazendo em campo.

Assim, o técnico poderá avaliar se o jogador deve melhorar em determinados pontos e também quem fará parte do time titular ou reserva. Além disso, por meio da tecnologia ele também realiza testes nos atletas.

Ou seja, por meio de aparelhos de medição é possível realizá-los, inclusive com os jogadores durante a partida. No geral, a tecnologia contribui muito para melhor avaliação de desempenho, especialmente dos adversários.

5. Análise das jogadas dos adversários

Outro ponto muito importante que a tecnologia traz para o mundo do futebol é entender como o adversário joga. Por meio das informações certas é possível se preparar melhor para cada jogada.

Para isso, a coleta de dados é essencial e com a ajuda da tecnologia a equipe técnica pode inserir as informações e analisá-las em softwares específicos para essa avaliação. Estes geram gráficos, tabelas e outros que são muito importantes nessa análise.

Além disso, a tecnologia permite que o treinador faça uso de técnicas mais simples, como imagens e vídeos das principais partidas enfrentadas pelo time adversário. Assim, ele poderá estudar e decorar posicionamentos, jogadas e até como cada jogador se comporta em campo.

6. LGT

A tecnologia da linha do gol, como é chamada, não é recente, mas oferece ajuda importante ao árbitro. Por meio dela ele não dá gol ou não para o time sem ter absoluta certeza.

E o melhor é que o seu funcionamento é bastante simples, já que requer apenas um sistema de câmeras espalhadas pelo estádio. Além disso, a bola utilizada na partida também conta com um chip implantado e seu movimento é controlado por meio de um campo magnético.

Com isso, o árbitro recebe um sinal em seu relógio de que a bola passou da linha do gol, por exemplo. Assim, pode confirmar e validar o gol, sem ficar em dúvidas.

E você, conhece outras vantagens e exemplos da tecnologia no futebol? Comente!

Conteúdo Patrocinado