Chuteiras Society, Futsal e Campo: Tudo o que você precisa saber!

São Paulo, SP

26-07-2021 14:42:16

Neste guia completo você conhecerá os diferentes tipos de chuteiras, quais são mais adequadas para cada modalidade de futebol e para terreno, além de poder conferir modelos, marcas, designers e desempenho.

Antes de escolher a sua chuteira é fundamental que você leve em consideração a modalidade de futebol que você vai jogar e em que tipo de terreno o esporte será praticado, além de outros fatores.

A escolha da chuteira correta vai influenciar diretamente a qualidade do seu jogo e o modo como se locomove dentro do terreno durante a partida.

Onde comprar chuteiras online?

Esses são alguns dos sites mais utilizados para comprar chuteiras online, em todos esses sites é possível utilizar um cupom de desconto para redução da compra.

Modalidade

Principal entidade de futebol do mundo, a Fifa organiza as principais competições de diferentes versões do esporte mais popular. Além do futebol de campo, a entidade controla o futsal e o futebol de areia. Mas esses não são os únicos tipos de futebol praticados ao redor do planeta.

  • Futebol de campo:

Dentre todas as modalidades, essa sem dúvida é a mais famosa e responsável por arrastar multidões para as arquibancadas.

No geral, é jogado em campo gramado de grande porte, disputado por onze jogadores em cada time.

É nessa modalidade que estão os grandes times, torneios e craques mundiais, até por isso, é nessa modalidade que estão as chuteiras mais desejadas e onde se investe mais em tecnologia para a produção desses calçados.

  • Futsal:

O primeiro mundial de Futsal realizado aconteceu no ano de 1989, trazendo reconhecimento para essa modalidade, porém, o futsal nasceu na década de 1930, primeiro no Uruguai, com o professor Juan Carlos Ceriani, e logo em seguida, em 1935 chegou ao Brasil pelas mãos dos professores João Lotufo e Asdrúbal Monteiro.

A modalidade conta com cinco jogadores em quadra, mas no geral as regras são muito similares com as do futebol de campo.

  • Futebol society:

O futebol society ou futebol 7 é a modalidade onde se joga com sete jogadores cada um dos times e dois árbitros fazem a aplicação das regras.

Normalmente é jogado em quadra retangular de grama sintética, com uma baliza em cada lado da quadra.

  • Showbol:

Modalidade menos conhecida no Brasil, nasceu nos Estados Unidos e é similar ao futebol society, jogado em quadra com gramado sintético, com dois tempos de vinte e cinco minutos.

A grande diferença dessa modalidade é o fato da bola permanecer em jogo de forma constante. A quadra é cercada por paredes de acrílico, e se a bola bate em uma dessas paredes, volta para a quadra e o jogo continua.

No Brasil existem ligas profissionais de Showbol, assim como no Canadá, EUA, México, Inglaterra e Espanha.

Terrenos

A principal função da chuteira é evitar que os atletas se lesionem, e claro, promover o desempenho e performance deles em campo.

Por isso as marcas investem pesado em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para atender os atletas de alta performance, mas isso não fica restrito somente à ele, isso também vai parar nas lojas, para que todos os apaixonados pelo esporte, independentemente de ser profissional ou não, possam ter acesso a essas chuteiras.

Visualmente não existem grandes diferenças entre uma chuteira para campo e uma chuteira para futebol society por exemplo.

Mas existem chuteiras apropriadas para cada tipo de terreno em que se vai praticar o esporte.

Por isso é importante que você saiba identificar quais são esses modelos e para qual terreno determinada chuteira é mais indicado, e assim, poder comprar sem dúvidas.

No geral, existem chuteiras para campo com grama sintética, para campo com grama natural, para campo molhado e para quadras.

Chuteiras para futebol de campo

Essa é a modalidade mais popular do esporte e por isso, é nessa categoria que existem mais opções de chuteiras.

Para jogar em campo, seja de gramado sintético ou natural, a maioria das chuteiras são desenvolvidas em material sintético, para tornar o calçado mais leve e flexível, permitindo que o jogador tenha mais velocidade e mobilidade para correr em campo.

Os modelos para campo podem ter travas diferenciadas para cada tipo de solo e clima.

Terrenos mais macios e úmidos pedem chuteiras com travas de metal, que garante mais tração e aderência, proporcionando segurança e estabilidade para o atleta.

Se o gramado do campo estiver seco, é melhor optar por uma chuteira com trava em formato de lâmina, que vai oferecer firmeza e evitar que o jogador escorregue no gramado.

Chuteiras para futebol society

No Futebol Society, quando o campo for de grama natural, as regras para escolha da melhor chuteira são basicamente as mesmas usadas para o futebol de campo, ou seja, travas específicas para gramado seco e molhado.

Porém, se o gramado de Futebol Society for sintético, o mais adequado é escolher um modelo de chuteira que se chama society e é específica para esse tipo de terreno.

Nesses modelos específicos para Futebol Society as travas são mais baixas para proporcionar maior estabilidade e tração, promovendo segurança e conforto para o jogador, além disso, são mais leves e confortáveis.

Nos modelos de chuteira society é comum encontrar travas de borracha e solado com placa de EVA, que ajudam a amortecer grandes impactos, visto que os campos dessa modalidade são mais duros.

Chuteiras para Futsal ou Futebol de Salão

Essa modalidade é normalmente jogada em quadras, por isso, o calçado usado não é a chuteira tradicional, e sim um tênis específico com solado antiderrapante, que dá aquele som tão característico das partidas.

Antes de comprar seu tênis para jogar futsal é importante observar se ele vai te dar aderência, flexibilidade, resistência e conforto, além de ser leve.

É importante que o calçado tenha aderência para que você não escorregue na quadra, mas é tão importante quanto que ele te dê flexibilidade para que você possa correr com segurança durante o jogo.

Outro ponto que deve ser observado nos calçados para jogar futsal ou futebol de salão é a resistência e acabamento, as costuras precisam ser reforçadas para aguentar várias partidas, além disso, são preferíveis os modelos feitos em tecido sintético e com palmilha de EVA que ajudam o pé a respirar e são mais flexíveis.

Existem muitos modelos de couro que são bonitos, mas lembre-se, couro esquenta bastante e até amaciar o calçado, pode te incomodar e machucar.

Chuteira para Rugby

E como o assunto deste post são chuteiras, não poderíamos deixar de falar sobre as chuteiras de Rugby.

Normalmente as chuteiras para a prática de rugby são mais robustas, mais pesadas e com travas maiores.

Embora possa ser jogado em diferentes tipos de terreno, a maior parte das partidas de rugby acontecem em gramados ou pisos sintéticos.

Em locais onde a grama é mais alta ou úmida, a chuteira de rugby indicada é a de trava de metal, para garantir maior tração e aderência, como já mencionamos. E assim como no futebol de campo, se o gramado for mais baixo e seco, é mais recomendado calçados com travas em formato de lâmina.

Diferenciando chuteiras FG e SG para campo

Agora que você já conhece as modalidades de futebol, os possíveis terrenos de jogo e as características que as chuteiras precisam ter em cada um deles, é hora de saber diferenciar as chuteiras FG e SG e entender como, porque e quando usar cada uma delas.

Em partidas de futebol com atletas de alta performance esse detalhe é muito importante.

Antes do atleta escolher o seu calçado ele pensa no clima, terreno, tipo de grama, altura da grama, peso da bola e diversos outros detalhes que na hora da partida podem ser a diferença entre o bom desempenho e uma lesão.

Chuteiras SG (Soft Ground)

Essas chuteiras são indicadas para gramados úmidos e macios e, por isso, possuem travas mais altas. Se usadas em um campo diferente dessas condições, o atleta pode prender a trava no solo e sofrer uma grave lesão, como ruptura de ligamentos e torções de tornozelo, ficando de fora do time por vários meses.

Normalmente usadas por goleiros, zagueiros e atacantes, pois facilitam paradas bruscas e arranques de velocidade.

Chuteiras FG (Firm Ground)

As chuteiras FG foram pensadas para campos secos e com grama mais curta, que apresentam um solo mais firme.

Lembrando que, usadas no momento e terreno errado também podem ocasionar lesões aos atletas.

Esse tipo de chuteira é indicado para quem atua em posições de maior movimento durante o jogo, como laterais e meio-campo, pois promovem uma corrida mais segura e flexível.

Chuteiras HG (Hard ground), MG (Multi Ground), AG (artificial Ground)

Essas são chuteiras de solados mistos e podem ser usadas em mais de um tipo de terreno sem comprometer tanto o desempenho do jogador.

Para quem não é profissional ou não quer gastar muito dinheiro comprando mais de um par de chuteiras para poder bater uma bola com os amigos, um desses modelos pode ser uma boa solução.

Elas atendem campos macios, úmidos, secos e mais firmes, sejam feitos de relva natural ou artificial.

Especialistas em futebol não gostam muito desse tipo de chuteira que vem com uma proposta mais genérica de uso e alegam que as pessoas acabam escolhendo esses modelos pelos motivos errados, e não levam em consideração o tipo de futebol que vão jogar.

As chuteiras MG, por exemplo, podem não propiciar um rendimento tão alto em gramados naturais, mas são perfeitas para partidas em solos de terra, a nossa famosa pelada.

Também oferecem bom desempenho em gramados artificiais.

Melhores chuteiras para cada posição

Pode ser meio óbvio, mas cada posição dentro de campo possui uma especificidade de chuteira, ou seja, a mesma chuteira que pode ser excelente para um lateral, pode não ser tão boa para um atacante, e isso deve ser levado em consideração na hora de comprar a sua chuteira.

Os grandes jogadores usam chuteiras específicas, em muitas vezes, desenvolvidas especialmente para eles.

Em que posição você joga? Vamos descobrir qual a melhor chuteira para você?

Atacantes e Laterais

Para aqueles que jogam no ataque e precisam correr muito para marcar um gol, a chuteira ideal precisa ser mais longa, com bicos maiores, travas mais retas, mais leves e flexíveis para que o atleta tenha agilidade e controle ao mesmo tempo, sem correr o risco de se lesionar.

Defensores

No caso de quem joga na defesa, a palavra de ordem é conforto. Chuteiras desenvolvidas para atletas que jogam nessas posições possuem maior flexibilidade e costuras mais reforçadas, afinal, às vezes é preciso fazer movimentos mais bruscos.

Meio de Campo

No caso de quem joga no meio de campo a necessidade é por um calçado mais versátil e o modelo escolhido vai depender muito do estilo de jogo do jogador.

Mas em geral, nessa posição, os jogadores usam chuteiras mais arredondadas que favorecem maior precisão em toques de bola, cruzamentos e passes em geral.

Melhores chuteiras para Futebol de Campo

A seguir vamos listar para você as melhores chuteiras para futebol de campo, levando em consideração desempenho, solo, posição e claro, preço.

A chuteira ideal para você deve reunir qualidade, conforto, bom desempenho para a posição em que você joga e um bom custo benefício, a melhor chuteira não é a mais cara, é a que melhor atende às suas necessidades.

  • Chuteira Adidas Artilheira III - Adidas

Esse modelo da Adidas tem sido referência quando o assunto são chuteiras para gramados naturais. Ela proporciona velocidade sem prejudicar a mobilidade e segurança do jogador.

Possui um designer arrojado, travas triangulares FG que permite que o atleta faça rotações e tenha boa tração para arranques de velocidade em jogadas ofensivas.

Além disso, é confortável, feita em material sintético, com bom acabamento e muito resistente. Por ser tão versátil, pode ser usada por jogadores de diversas posições, e por isso se tornou a queridinha de muitos jogadores.

E com todos esses benefícios, ainda possui um excelente custo benefício, pode ser comprada a partir de R$120,00 em grandes lojas on-line.

  • Chuteira Nike Mercurial Superfly 7 Club - Nike

Essa é uma chuteira de alto nível, fabricada pela Nike e usada por um dos jogadores mais aclamados da história do futebol: Cristiano Ronaldo.

Para quem quer ter uma chuteira igual a do CR7 sem desembolsar uma pequena fortuna, a Mercurial Superfly 7 Club surge como uma alternativa mais acessível, mantendo o um alto padrão de qualidade.

Com travas arredondadas e fabricada em material sintético é uma chuteira leve e que tem um ajuste perfeito ao pé, ideal para quem joga com velocidade e precisa de boa tração.

Atacantes, laterais e meias vão adorar essa chuteira, que pode ser encontrada a partir de R$ 220,00

  • Chuteira Puma Spirit II FG - Puma

Esse modelo da Puma é um pouco mais popular que as anteriores, e traz um design mais colorido e segue a linha Power Up da marca.

Com travas redondas oferece bom contato com o gramado e permite uma boa rotação com a parte da frente dos pés, também oferece agilidade e maior precisão nos toques de bola.

A Puma é uma marca bem tradicional no ramo das chuteiras e uma de suas principais características é o bom acabamento em seus produtos.

Esse modelo pode ser perfeito para quem está iniciando agora no esporte e ainda está treinando jogadas mais velozes.

O preço também é um atrativo dessa chuteira, que pode ser encontrada a partir de R$140,00.

  • Chuteira Morelia Neo Club - Mizuno

Essa chuteira já se tornou uma referência para quem joga em gramados, produzida em material sintético e com um design mais clássico, quase retrô, é confortável, tem travas fixas de borracha em formato mais arredondado, proporcionando mobilidade para rotações.

Por ser mais robusta e com acabamento mais reforçado, é muito usada por goleiros e zagueiros.

Perfeita para gramados naturais, mais baixos e secos, a Morelia é uma aposta tradicional e segura, para quem não abre mão de conforto e durabilidade.

Pode ser encontrada a partir de R$220,00.

  • Chuteira Speciali Club 8R - Umbro

Outra marca com tradição em chuteiras é a Umbro, que traz esse modelo versátil e com desenho mais tradicional e em cores mais discretas.

Para quem joga em gramados diferentes essa pode ser uma boa opção, é uma chuteira SG com travas redondas e removíveis.

As travas originais são perfeitas para gramados altos e úmidos, mas você pode comprar outras travas e trocar quando for jogar em outro tipo de gramado.

Feita em couro sintético, possui um acabamento mais reforçado e é sempre uma boa opção para goleiros e zagueiros.

Se você quer ter a versatilidade de poder trocar de travas, sem dúvida essa é a sua chuteira.

Pode ser encontrada a partir de R$190,00.

Melhores chuteiras para Futsal

Mais rápido e dinâmico que o Futebol de Campo, o Futebol Society tem como uma de suas principais características a variação de posições entre os jogadores, logo, todos possuem muito contato com a bola.

E por essas e outras características do jogo que a escolha da chuteira ideal é fundamental, ela vai precisar te oferecer boa mobilidade, tração para arrancadas mais velozes, boa rotação e possuir um acabamento mais robusto para aguentar a pressão.

Por ser praticado em quadras de cimento, que possuem um tamanho menor que os campos oficiais de gramado, a jogo tende a ser rápido, com muitos toques de bola e mais impacto, portanto, dar uma atenção especial ao solado e acabamento da chuteira que vai escolher é primordial, são esses fatores que vão garantir bom jogo, segurança e boa durabilidade do calçado.

Dica importante para quem joga Futsal

Por ser jogado em um piso mais duro e liso, normalmente feito de cimento ou madeira, as chuteiras não possuem travas como as utilizadas no futebol de campo, por isso, calçados próprios para futsal possuem solado de borracha flexível e clara, para não marcar demais o piso da quadra.

Mesmo com o solado liso, é importante você escolher um modelo com ranhuras que vão facilitar a sua movimentação e vão te dar estabilidade e segurança.

Se você é um jogador de velocidade, escolha chuteiras que tenham pontos de giro no solado, eles vão te ajudar a driblar e a mudar de direção na quadra de forma mais rápida.

Já falamos sobre isso no começo do texto, mas vale a pena reforçar: no futsal as articulações sofrem mais com os impactos, por isso, é importante escolher um calçado que tenha amortecedor, que normalmente é uma entressola de feita em EVA.

Além disso, atente-se à palmilha, que precisa ter um formato anatômico para ajustar melhor o pé.

  • Chuteira de Futsal Acid - Umbro

Essa chuteira é para quem gosta de se movimentar com rapidez, ela possui um solado de borracha flexível com ponto de giro bem marcado e oferece segurança e liberdade de movimento mais velozes.

Disponível em diversas opções de cores, é um dos poucos modelos que oferece cores femininas.

É um modelo básico e pode ser uma chuteira bacana para quem está iniciando no esporte e ainda não sabe exatamente como vai evoluir, além disso, o preço é bem acessível comparada com outras chuteiras.

Pode ser encontrada a partir de R$54,00.

  • Chuteira de Futsal Copa - Kelme

Se o que você procura é controle de bola, essa é a sua chuteira. Esse modelo da Kelme é uma referência quando o assunto é calçado para futsal.

Além de robusta, com excelente acabamento e cabedal reforçado com costura, ainda possui um bico de sola mais elevado, permitindo maior precisão nos chutes.

O grande ponto desfavorável dessa chuteira é que não possui um grande amortecimento, vem apenas com uma palmilha fabricada em EVA e não tem entressola.

Mas mesmo assim é uma boa opção para jogadores mais experientes, além de ter um preço razoável, pode ser encontrada a partir de R $150,00.

  • Chuteira de Futsal Penalty Era VIII - Penalty

Esse modelo da Penalty é excelente para jogadores de explosão, que fazem ataques fortes, concisos e de precisão.

A Penalty possui uma longa tradição na fabricação de chuteiras e sempre entregar bons produtos, e a Penalty Era VIII não é diferente, possui um cabedal único, feito de material sintético, que garante maior estabilidade e firmeza para o jogador, além disso, vem com ótimo amortecimento.

Seu solado possui ponto de giro, garantindo rapidez e segurança para mudança de direção rápida dentro da quadra.

Pode ser encontrada a partir de R$69,00.

  • Chuteira de Futsal Puma One 5.3 - Puma

A chuteira mais confortável da categoria, conta com cano alto que oferece melhor encaixe no pé e garante estabilidade dentro da quadra.

Vem com entressola em EVA e sola produzida em borracha flexível antiderrapante, permitindo movimentações rápidas com precisão.

Sem dúvida, é o modelo mais confortável no mercado e com bom acabamento.

Pode ser encontrada a partir de R$130,00.

  • Chuteira de Futsal Nike Beco 2 - Nike

A queridinha do momento é esse modelo da Nike, perfeita para jogadas de alta precisão que exigem mais velocidade.

O solado é flexível e com ponto de giro, oferecendo mobilidade e segurança, vem com entressola em EVA e oferece ótimo amortecimento de impactos.

O cabedal é feito com uma costura reforçada conferindo melhor resistência na hora de fazer passes e chutar a bola.

Ofertada em diversas cores, também é uma opção para as mulheres que jogam, e possui um excelente custo benefício, é a chuteira mais barata da Nike.

Pode ser encontrada a partir de R$100,00.

Melhores chuteiras para Futebol Society

Como falamos anteriormente, a diferença entre o futebol society e o futebol de campo, além do número de jogadores, é o fato do futebol society ser jogado majoritariamente em campos feitos de grama sintética, onde o terreno é mais rígido e as partidas costuma ser mais dinâmicas e com mais contato entre os jogadores.

Logo, a maior diferença entre as chuteiras de futebol de campo e de futebol society é o solado, que é feito de borracha e possui travas menores, por isso, é comum o uso de chuteira AG, que foram pensadas para esse tipo de solo.

  • Adidas Kaiser 5 team Tf Society

A campeã das chuteiras de society sem dúvida é esse modelo da Adidas, que vem com cabedal em couro integral, forro ultra suave e material leve, projetada para dar estabilidade e segurança.

O acabamento do calçado é de excelente, vem com palmilha de EVA e possui um design anatômico que impede o pé de escorregar dentro do calçado.

Mas todo esse bom acabamento e conforto tem um custo, ela pode ser encontrada a partir de R$340,00.

  • Mizuno Morelia Classic - Mizuno

A Mizuno é uma marca reconhecida pelo excelente acabamento e durabilidade que seus calçados em geral oferecem, e isso não é diferente quando o assunto são as chuteiras da marca.

Com design bem tradicional, essa chuteira traz tecnologia de ponta, materiais de primeira altíssima qualidade e bom custo benefício.

Com cabedal todo confeccionado em material sintético, a chuteira é resistente e foi feita para partidas de jogo intensas, seu acabamento em pesponto reforçado oferece durabilidade e firmeza aos movimentos.

Além disso, ela proporciona precisão no controle de movimentos da bola, com solado de borracha Non Marking com travas um pouco maiores que os usados para o futebol society, ela traz agilidade e segurança nos movimentos, e justamente por conta disso, esse é um modelo versátil, que pode ser utilizado tanto na grama sintética quando em terrenos de terra e areia.

Pode ser encontrada a partir de R$200,00.

  • Nike Jr. Superfly 6 club Neymar - Nike

Para as crianças que estão começando no jogo existe essa excelente opção da Nike, fabricada com solado de borracha especial para garantir o máximo de tração e segurança para os pequenos.

As travas possuem um tamanho para os terrenos de grama sintética e palmilhas anatômicas com excelente amortecimento.

O cabedal feito em material sintético de boa qualidade torna a chuteira extremamente confortável para as crianças.

Resumindo, é um calçado leve, seguro e confortável para as crianças.

Pode ser encontrada a partir de R$190,00.

  • Society Acid - Umbro

Já falamos de um modelo da Umbro da mesma linha dessa chuteira feito para futsal, e a opinião geral é a mesma: boa e barata.

Feita com materiais de boa qualidade, cabedal sintético e boa resistência e durabilidade, oferece desempenho excelente em campo, vem com palmilha anatômica em EVA e é superconfortável de usar.

O solado possui travas de tamanho ideal para o gramado sintético, garantindo firmeza e precisão para os toques de bola.

Chuteira para quem conforto e qualidade sem precisar investir muito alto.

Pode ser encontrada a partir de R$ 87,00.

  • Chuteira Nike Society Mercurial Superfly 8 Club - Nike

Modelo parecido com o usado em campo por CR7, a Mercurial Superfly 8 Club é confortável, garante estabilidade no gramado sintético, tem cano alto para um ajuste perfeito ao pé, bom amortecimento, acabamento excelente e é oferecida em várias cores.

Além de ter um design muito bonita, o craque CR7 usa a versão dela para campos de futebol, para quem quer se inspirar no ídolo nos gramados sintéticos, essa é a opção certa

Pode ser achada a partir de R $230,00.

Lembrando que as mesmas recomendações de chuteiras para futebol society, também se aplicam para quem pratica Showbol, já que os terrenos tendem a ser similares.

Chuteira para Rugby

É importante salientar que as chuteiras para a prática de rugby são distintas das chuteiras feitas para jogar futebol.

As chuteiras pensadas para o rugby são mais resistentes e pesadas, além de mais duras também, as travas são maiores e em grande parte de metal.

Elas são pensadas para garantir aderência em gramados altos e molhados, independentemente de serem sintéticos ou naturais.

A maioria das marcas citadas aqui oferecem também chuteiras para rugby, e por fim, ainda é possível jogar com uma chuteira MG caso você não queira investir muito em uma chuteira específica, até porque, são calçados com valor mais elevado.

Mas é possível achar chuteiras para essa modalidade de esporte a partir de R$180.

Considerações finais

Antes de escolher a sua chuteira e bater o martelo, é preciso ficar atento e pensar nas suas reais necessidades, conhecer o material utilizado na produção da chuteira, suas tecnologias e acabamentos.

A grande maioria das chuteiras são feitas de material sintético e até por isso oferecem um valor mais acessível.

Porém, se você quiser investir alto em calçados profissionais, iguais aos usados pelos grandes ídolos do futebol mundial, você pode escolher um modelo feito de couro de canguru, que é extremamente macio e resistente, embora essa seja uma opção que não agrada quem valoriza as causas animais.

E claro, analise o que a chuteira vai te oferecer:

  • conforto
  • estabilidade
  • segurança
  • precisão
  • velocidade
  • bom acabamento
  • durabilidade
  • resistência
  • designer
  • custo x benefícios
  • Solado
  • Amortecimento
  • Palmilhas

Agora que você já sabe tudo sobre chuteiras e para que cada um dos modelos serve, pode escolher a sua com mais segurança e sem medo de errar.

E no fim das contas, sabemos que para jogar bem, além de uma boa chuteira é preciso entusiasmo e amor e dedicação ao esporte.

#Conteúdo de marca

Deixe seu comentário