Bom início de José Mourinho agrada torcedores do Tottenham

06/12/2019 10:00:18 — 09/12/2019 09:18:36

Em: Institucional
Fonte: Divulgação

Não há muitas dúvidas que José Mourinho é um dos melhores treinadores do século XXI. No entanto, os últimos trabalhos do treinador fizeram com algumas pessoas colocassem em xeque a sua filosofia de jogo nos últimos anos. Além disso, trabalhos recentes do português (no Chelsea e no Manchester United) foram marcados por vestiários rachados e discussões com jogadores importantes.

A sua saída do Manchester United, que ocorreu em dezembro de 2018, se deu mais por uma questão de relacionamento com os jogadores do que propriamente por maus resultados — pelos Diabos Vermelhos, Mourinho conquistou a Liga Europa da UEFA, a Supercopa da Inglaterra e a Copa da Liga Inglesa.

Nos meses seguintes à demissão no United, Mourinho trabalhou como analista de partidas em algumas operadoras de TV. Nesse período, ele recebeu dezenas de ofertas para treinar clubes que não estão na prateleira de cima futebol mundial — e todas foram rejeitadas por ele.

No último dia 20 de novembro, quase um ano após ser demitido do United, Mourinho finalmente aceitou uma proposta e foi apresentado como novo treinador do Tottenham, time inglês atual vice-campeão da UEFA Champions League. O português veio com a difícil missão de substituir o argentino Mauricio Pochettino.

Os motivos que levaram a chegada de Mourinho no Tottenham

Pochettino treinou o clube londrino entre 2014 e 2019 e foi muito feliz no Tottenham. Nesse período, mesmo sem ter sido campeão, ele levou o clube a dois terceiros lugares e a um vice-campeonato na Premier League (2017). Na temporada passada, o argentino ajudou a conduzir o Tottenham à sua primeira final de UEFA Champions League na história.

No entanto, o começo ruim do time na atual temporada fez com que a diretoria demitisse Pochettino e contratasse um técnico de peso e com vários títulos na bagagem. E Mourinho foi o primeiro treinador que a diretoria procurou.

 

Fonte: Divulgação

Mourinho não hesitou em aceitar o convite e entende o Tottenham terá condições de brigar pela Premier League a partir da próxima temporada, já que na atual o Liverpool disparou na liderança.

“Não podemos ganhar a Premier League nesta temporada. Nós podemos, e não digo que vamos conseguir, mas podemos ganhar na próxima”, disse o português em sua entrevista de apresentação ao Tottenham.

Os primeiros jogos de Mourinho sob o comando do Tottenham

O começo de Mourinho no Tottenham é promissor. E o início de trabalho do português tem agradado boa parte da crítica e também aos torcedores do time, pois já é visível uma mudança de comportamento da equipe em relação ao começo ruim de temporada, principalmente com relação ao nível de intensidade.

Além disso, Mourinho está tentando propor um jogo mais ofensivo e agressivo, algo que foge um pouco de suas características como treinador, mas que soa como essencial no futebol moderno.

“Ainda que seja cedo para ter opiniões formadas sobre Mourinho no Tottenham, acredito que o treinador português tem tentado mudar alguns conceitos que acabaram causando suas respectivas demissões no Chelsea e Manchester United: má relação com jogadores importantes e futebol muito defensivo”, opina Hugo Veiga, editor-chefe do portal especializado sitesdeapostas.bet.

“No Tottenham, é nítido que ele está mais próximo dos jogadores no dia a dia e tem tentado praticar um futebol mais ofensivo, tanto que o Tottenham sob o seu comando marcou 11 gols em quatro partidas até aqui sob o seu comando”, completa.

O brasileiro Lucas tem sido uma peça importante no time titular de Mourinho. Nos tempos de Pochettino, o brasileiro era preterido pelo treinador argentino e estava sendo pouco utilizado nos primeiros jogos da temporada.

Quando treinava o Manchester United, Mourinho tentou contratar o brasileiro, que reconhece que isso é algo que dá confiança e ânimo para trabalhar com o português.

“Isso aumentou a expectativa e a ansiedade de trabalhar com ele, e de também, é óbvio, poder retribuir essa confiança. Estou muito animado. Agora, tenho de provar no dia a dia, nos treinos e nos jogos que realmente ele tinha razão em querer contar comigo”, disse Lucas, em declarações ao jornal “A Bola”.

Fonte: Divulgação

Se o ataque vai de vento em popa, a defesa preocupa Mourinho. Nas quatro primeiras partidas do treinador português no comando do Tottenham, o time tomou pelo menos 2 gols em todos os jogos.

Time está vivo na Copa da Inglaterra e na UEFA Champions League

Se está difícil alcançar o Liverpool na Premier League, o Totenham ainda pode terminar a temporada com títulos. Na Copa da Inglaterra, o time está na terceira rodada e vai encarar o Middlesbrough na primeira semana de janeiro.

Já na UEFA Champions League, o time de Mourinho está garantido nas oitavas de final e se despede da fase de grupos diante do Bayern de Munique (garantido na liderança do grupo) no dia 11 de dezembro, na casa dos alemães.