5 ferramentas tecnológicas que todo treinador de futebol utiliza - Gazeta Esportiva
5 ferramentas tecnológicas que todo treinador de futebol utiliza

5 ferramentas tecnológicas que todo treinador de futebol utiliza

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/10/2021 às 16:10

São Paulo, SP

Talvez você não tenha percebido, mas a tecnologia já chegou aos gramados. Para entender melhor, confira 5 ferramentas tecnológicas que todo treinador de futebol utiliza.

Fonte: Pexels


Engana-se quem pensa que, para treinar um time de futebol, é preciso somente orientar os jogadores e controlar as emoções.

Na rotina de um treinador de futebol, existem recursos tecnológicos que permitem deixar os processos mais simples, colaborando especialmente com a tomada de decisão e a construção de estratégias.

A seguir, conheça 5 ferramentas tecnológicas que todo treinador de futebol utiliza e veja se você também pode aproveitar essas dicas nas suas próprias partidas.

1. Mapas mentais digitais

Um mapa mental é um recurso visual muito interessante, que pode ser usado em um jogo de futebol para a apresentação de estratégias.

Trata-se de um diagrama que parte de uma ideia central, ampliando o conceito em vários ramos. Em um jogo de futebol, o mapa mental costuma mostrar uma jogada, do pontapé inicial até a finalização.

Apesar de as pranchetas e o papel ainda serem úteis, a maioria dos treinadores utilizam ferramentas para fazer mapa mental digital, como o software EdrawMind. Nele, o usuário consegue utilizar modelos pré-configurados ou criar um mapa do zero, inserindo formas, imagens e textos.

Fonte: EdrawMind


O programa permite o compartilhamento com outras pessoas e a colaboração simultânea de um time, o que é fundamental para a construção de estratégias que incluam a comissão técnica.

Assim, na hora do jogo, tudo o que o treinador precisa fazer é sacar o tablet e mostrar para seus jogadores qual o movimento a ser feito a seguir.

2. Organizar as agendas

Um mesmo time pode participar de vários campeonatos simultaneamente. Porém, existem competições que são mais importantes para uma equipe do que outras, o que exige uma escalação estratégica dos jogadores.

Por conta disso, uma das ferramentas tecnológicas que todo treinador de futebol utiliza é a agenda virtual, sendo o Google Agenda um dos recursos mais populares.

Na agenda virtual, é possível vincular vários usuários, para que todos consigam visualizar os compromissos do time, seja um treino ou a participação em um jogo.

Essa organização facilita a vida do técnico que, ao acessar a agenda compartilhada do time, consegue ter certeza sobre quais atletas estarão disponíveis a cada dia.

3. Rádio transmissor

Por mais que o treinador seja o grande responsável por direcionar os atletas, existem outros profissionais que apoiam e entregam informações para a tomada de decisões.

É nesse contexto que entra o rádio transmissor, uma das ferramentas tecnológicas que todo treinador de futebol utiliza (ainda que tenha uma tecnologia um tanto quanto datada).

Pelo rádio, o treinador consegue se comunicar com profissionais que ficam na arquibancada, onde conseguem ter outra visão do jogo.

Esses rádios contam com placas que evitam a espionagem de times adversários, sendo que essa “observação indevida” é algo que acontece até mesmo em treinos, como vimos nas Olimpíadas de Tóquio, onde a seleção feminina de futebol teve suspeita de ser espionada.

4. Estatísticas em tempo real

Uma das ferramentas tecnológicas que todo treinador de futebol utiliza é um programa capaz de elaborar estatísticas em tempo real, de acordo com o que acontece em campo.

Para isso, é comum que exista um profissional que inclua as informações no software, que gera estatísticas a partir dos dados dos atletas, para construir um organograma ou desenvolver relatórios.

É com base nesses dados que um treinador pede uma substituição ou identifica uma oportunidade de executar determinada jogada.

Fonte: Pexels


5. Comunicação via e-mail

Para muitos times de futebol, um dos melhores canais de comunicação com os atletas e preparadores é o e-mail.

Dezenas de treinadores utilizam programas de e-mail marketing para enviar uma mesma atualização, para vários atletas ou integrantes de um time, simultaneamente.

É claro que muitos técnicos optam por ferramentas como o WhatsApp, que é a terceira rede social mais usada do Brasil. Porém, como alguns atletas preferem manter o número mais restrito (especialmente pelo risco de vazamento de dados), os e-mails ainda são bastante utilizados.

Jogos com mais tecnologia

A tecnologia está presente em nosso dia a dia, e seria impossível mantê-la distante de um esporte tão amado quanto o futebol.

A maioria dos recursos são usados por times profissionais, mas nada impede que você utilize as mesmas ideias com a sua equipe, na competição do seu bairro ou cidade.

Com recursos específicos, organizar o seu time fica muito mais fácil, o que permite que você e seus companheiros foquem os esforços no que realmente importa: fazer um jogo limpo e cheio de passes incríveis!

Conteúdo Patrocinado