4 documentários sobre esportes para assistir no final de semana - Gazeta Esportiva
4 documentários sobre esportes para assistir no final de semana

4 documentários sobre esportes para assistir no final de semana

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/09/2021 às 07:00

São Paulo, SP

Conheça 4 sugestões de documentários sobre os esportes para assistir e receber uma boa dose de inspiração.

Fonte: Freepik


O final de semana está chegando e você não tem nada programado? Calma, que tem solução! A dica é fazer uma sessão de documentários sobre esportes!

A verdade é que todo esporte conta com uma série de histórias interessantes, sejam elas de superação, de persistência ou de derrota.

Os documentários são ótimas formas de captar e analisar esses momentos que marcaram a vida dos atletas e do público. E existem boas opções disponíveis nas mais variadas plataformas.

Para facilitar a busca por esse conteúdo, separamos 4 documentários sobre esportes para assistir no final de semana, para você conhecer e fazer a sua escolha. Confira!

1. Ayrton Senna – Doc Nostalgia (YouTube)

Fonte: Canal Nostalgia/Youtube


Quando falamos em documentários, normalmente pensamos em uma equipe imensa de profissionais que acompanham e estudam a trajetória de um atleta. Por isso, muita gente nem imagina que existem bons filmes, produzidos por YouTubers brasileiros.

Um ótimo exemplo é o título “Ayrton Senna – Doc Nostalgia”, do Canal Nostalgia, no YouTube. Apresentado por Felipe Castanhari, o documentário se propõe a analisar por que Ayrton Senna foi um dos maiores ídolos do Brasil.

Com pouco mais de uma hora de duração, o documentário impressiona pela qualidade – não só do roteiro, mas também da edição. Certamente, bons programas de edição de vídeo foram utilizados para chegar a esse resultado, capaz de prender a atenção de qualquer fã de esporte.

2. Perdedores (Netflix)

Fonte: Ludopédio


Em uma competição esportiva, é sempre possível encontrar relatos e histórias de atletas que superaram vários obstáculos até conquistarem a vitória.

Mas o que acontece com os atletas que não são bem sucedidos em uma competição?

Essa é a proposta do documentário “Perdedores”, presente no catálogo da Netflix. Ao longo da produção, conhecemos histórias de pessoas que perderam e o que aconteceu com elas.

Ver o outro lado da moeda é interessante por diferentes motivos. Além de mostrar que os sentimentos de quem perde são tão importantes quanto os de quem ganha, prova que ótimas

3. Sem Medo das Ondas (Amazon Prime)

Fonte: Prime Video


Em inglês “Take Every Wave: The Life of Laird Hamilton”, o documentário que está no catálogo da Amazon Prime mostra a trajetória do atleta do surfe Laird Hamilton.

Hamilton foi um dos maiores surfistas do mundo, sendo considerado por especialistas como o atleta mais completo da modalidade – há quem diga que ele foi o inventor do surfe.

No longa, que é um dos 4 documentários sobre esportes para assistir no final de semana, o espectador “mergulha” na história do atleta, desde o começo de sua jornada nos anos 80, até sua aposentadoria em 2000 e o legado que ele deixou para a nova geração.

4. Menina do Gelo (Globoplay)

Fonte: Globoplay


Já imaginou atravessar o Estreito de Gibraltar nadando, em águas congelantes, sendo que essa rota é considerada uma das mais difíceis do mundo?

Pois foi justamente este feito que a nadadora Barbara Hernandéz realizou, o que rendeu a ela o título de Sereia do Gelo.

No documentário “Menina do Gelo”, presente na Globoplay, acompanhamos a trajetória de Barbara, que foi campeã do circuito mundial em águas geladas. É uma história vitoriosa, sempre presente em listas de filmes de superação.

Documentários sobre esportes

Com 4 documentários sobre esportes para assistir no final de semana, certamente você já tem algumas boas opções para se emocionar e ter um momento de qualidade.

Esses documentários são inspiradores, cada um de uma maneira. E saiba que, com a tecnologia que temos hoje, já é possível criar seus próprios conteúdos sobre esportes – seja contando a história de um atleta ou compartilhando a sua jornada.

Nesse caso, vale lembrar que além de capturar todos os momentos (de treinos, competições e de diversão), um bom programa de edição de vídeo é capaz de deixar tudo mais dinâmico.

Como sugestão, existe o Filmora, um dos softwares de edição mais simples e intuitivos. O Filmora possui uma série de recursos, que vão de filtros até a presença de bancos de vinhetas e músicas sem direitos autorais.

Fonte: Pexels (Filmora)


Basta abrir o Filmora, inserir os seus registros e deixar que a sua criatividade desenvolva um projeto de vídeo interessante.

Já pensou se, daqui há alguns anos, o seu documentário aparecer em uma lista?

Enquanto isso, inspire-se nas produções que já existem, como esses 4 documentários sobre esportes. Aproveite o final de semana e boa sessão de cinema!

Conteúdo Patrocinado