Borussia Dortmund

Futebol

Tottenham faz 3 no Borussia e fica muito perto das quartas da Champions

São Paulo , SP
13/02/2019 19:55:55 — 13/02/2019 20:08:50

Em: Borussia Dortmund, Escolha do editor, Futebol, Futebol Internacional, Liga dos Campeões, Tottenham

O Tottenham está virtualmente classificado para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Nesta quarta-feira, os Spurs foram dominados pelo Borussia Dortmund no primeiro tempo, mas amassaram os alemães na etapa final e venceram por 3 a 0 em Wembley.

Com Lucas, Erikson, Son, Sancho e Gotze em campo, o astro da partida foi no mínimo improvável. Jan Vertonghen, zagueiro belga, foi improvisado na lateral-esquerda, deu assistência para o primeiro gol, marcado por Son, anotou o segundo como verdadeiro centroavante e mostrou a segurança típica de um defensor.

Em Londres, Sancho se tornou o sétimo inglês a enfrentar uma equipe britânica pela Liga dos Campeões sem estar em um clube do país. Apenas Reiss Nelson, Ashley Cole, David Beckham, Jonathan Woodgate, Owen Hargreaves and Steve McManaman haviam tido o feito. E o jovem justificou o foco das atenções em seu futebol.

Com um bom início de Sancho, os aurinegros não sentiram tanto a falta de Marco Reus, fora por problemas médicos, no primeiro tempo. O maior problema na equipe de Lucin Favre, porém, esteve na referência do ataque, com Gotze improvisado. Paco Alcácer, outra opção para a função, também não foi relacionado.

Relembre como foi o jogo minuto a minuto

Mesmo assim, os visitantes assustaram o Tottenham nos primeiros 45 minutos. O chute de Lucas Moura, logo no início da etapa inicial, foi a única oportunidade do Tottenham. Ao final do primeiro tempo, apenas o Dortmund havia acertado finalizações: 4 a 0.

Mas depois do intervalo, o clichê apareceu em Wembley: quem não faz, toma. Logo no minuto inicial, os ingleses pressionaram a saída de bola, Lucas tocou para Vertonghen na esquerda e o belga cruzou na área. Zagadou falhou feio na cobertura e Heing-Min Son apareceu livre na área para bater de primeira, bonito, e mandar para as redes. Foi o 11º gol em 12 jogos do sul-coreano pelo Tottenham em partidas da Liga dos Campeões.

A impressão era de que o Borussia não voltou dos vestiários e o time de garotos dos alemães não conseguia mais corresponder. Na frente do placar, o Tottenham passou a dominar completamente o rival, e teve chances de ampliar com Vertonghen e Eriksen, que esteve longe do nível de atuação que pode apresentar.

Vertonghen brilhou no segundo tempo (Foto: Adrian Dennis/AFP)

O Tottenham já parecia contente em levar a vantagem mínima para o jogo de volta na Alemanha, mas nos minutos finais, a pressão londrina se transformou em gols. Com 37 jogados, Aurier cruzo da direita e Vertonghen apareceu na área, como verdadeiro centroavante, para mandar a bola para o fundo das redes.

Já aos 40 minutos, Lorrente deixou o banco de reservas na vaga de Lucas. No mesmo minuto, Eriksen cobrou escanteio e o grandalhão espanhol nem precisou pular para cabecear para o gol. Assim, com 3 a 0 no placar, o Tottenham garantiu vantagem espetacular para o duelo de volta.

Na primeira fase, o Borussia Dortmund terminou na liderança em uma chave que tinha Atlético de Madrid, Brugge e Monaco. O Tottenham foi o segundo de um grupo com Barcelona (o líder), Inter de Milão e PSV. Os aurinegros lideram o Campeonato Alemão. No Inglês, os Spurs são os terceiros, cinco pontos atrás dos líderes City e Liverpool.