Taça das Favelas em São Paulo será lançada no Museu do Futebol - Gazeta Esportiva
Taça das Favelas em São Paulo será lançada no Museu do Futebol

Taça das Favelas em São Paulo será lançada no Museu do Futebol

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/01/2019 às 08:00

São Paulo, SP

Taça das Favelas será sediada pela primeira vez na capital paulista (Foto: Divulgação/Prefeitura de SP)


Depois de fazer enorme sucesso em 12 capitais brasileiras, a Taça das Favelas será disputada pela primeira vez na cidade de São Paulo. A competição de futebol amador recebeu o apoio da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e agora chega para fazer parte do calendário esportivo oficial.

Para celebrar o início da primeira edição em grande estilo, o palco da cerimônia de lançamento será o Museu do Futebol, localizado dentro do tradicional Estádio do Pacaembu. O evento será no dia 31 de janeiro, quinta-feira, às 10h. O principal objetivo da competição é fortalecer a integração entre as comunidades e a integração social dos jovens, gerando oportunidades para surgimento de novos talentos

A Taça das Favelas é organizada pela Central Única das Favelas (CUFA). A iniciativa deve mobilizar cerca de 20 mil jovens, entre meninos de 14 a 17 anos e meninas que disputarão a categoria livre (aberta para todas as idades). Porém, a meta da organização da competição é de que em dois anos sejam mais de 200 mil participantes diretos.

“Esse projeto já é um sucesso em vários locais do país e São Paulo não poderia deixar de abraçar esse trabalho que contribui de maneira única para integrar jovens e comunidades carentes por meio do esporte”, falou João Farias, Secretário de Esportes e Lazer.

Nos últimos anos, a CUFA, organização de origem no Rio de Janeiro, já realizou diversas ações ligadas ao esporte e a cultura na cidade paulistana. Agora, segundo Celso Athayde, idealizador da Taça, esse projeto é a consolidação do trabalho já desenvolvido em São Paulo.

“A CUFA já realizou as mais variadas ações aqui e sei do grau de exigência da sua gente. Por isso, preferi errar o máximo que podia, para chegar com a Taça na Terra da Garoa com o projeto consolidado e com grandes parceiros”.

A cerimônia de abertura será exclusiva para convidados da organização do torneio. Entre eles autoridades, ex-jogadores que marcaram a história do futebol, artistas, lideranças comunitárias, jovens de favelas apaixonados por futebol, patrocinadores e parceiros. Na oportunidade, todos farão um tour pelas dependências do Museu do Futebol.

De acordo com a organização da competição, os times sairão de uma triagem em 240 comunidades. A previsão é de que participem 32 times masculinos e 16 femininos. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 31 de janeiro a 20 de fevereiro pelo site www.tacadasfavelas.com.br.

Bola Rolando:

O início da 1ª edição da Taça das Favelas de São Paulo acontece no dia 6 de abril. Antes, no dia 30 de março, os jogadores e treinadores vão passar pelo congresso técnico, onde receberão orientações de regulamento e arbitragem.

As partidas da fase inicial serão realizadas nos campos do CE Vila Manchester (Zona Leste), CE Edson Arantes do Nascimento (Zona Oeste), CE Jardim São Paulo (Zona Norte), Estádio Municipal Jack Marin (Centro), CE Vila Guarani (Zona Sul).

Os campeões da Taça das Favelas São Paulo, feminino e masculino, serão conhecidos no dia 1º de junho, dia da grande final com transmissão ao vivo do Sportv, em partida disputada no Estádio do Pacaembu.

Conteúdo Patrocinado