Sem Neymar e CR7? Análise de desempenho monta seleção do ano com Messi "isolado" - Gazeta Esportiva
Sem Neymar e CR7? Análise de desempenho monta seleção do ano com Messi "isolado"

Sem Neymar e CR7? Análise de desempenho monta seleção do ano com Messi "isolado"

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/12/2015 às 12:35

São Paulo, SP

(Foto: AFP)
Neymar ficou de fora da seleção do ano de acordo com o Football Observatory (Foto: AFP)


Neuer (Bayern); Daniel Alves (Barça),Thiago Silva (PSG), Chiellini (Juve) e Monreal (Arsenal); Gündogan (Borussia), Cazorla (Arsenal), Özil (Arsenal), De Bruyne (City) e Eden Hazard (Chelsea); Messi (Barça). Segundo uma análise estatística feita pelo CIES e pelo Football Observatory, esta é a seleção de melhores jogadores do ano.

Os órgãos fazem análises de diversões esportes desde 2005, comparando dados estatísticos para determinar os melhores desempenhos. Para estar na lista, o jogador tem que ter ficado em campo pelo menos 2.250 minutos na última temporada, o equivalente a 25 jogos inteiros. Por isso, estrelas como Agüero, Ibrahimovic, Yaya Touré ou Alaba não integram a lista.

Para determinar tem o melhor desempenho seis fatores são levados em consideração: rigor; recuperação; distribuição de jogo e posse de bola; pressão sobre os adversários; criação de jogadas; e finalizações.

Por isso mesmo, jogadores de meio campo tendem a “ganhar” as vagas dos atacantes, o que fez Messi ficar “isolado” na seleção do ano. Mesmo assim, os outros dois indicados a Bola de Ouro, Neymar e Cristiano Ronaldo, não fizeram feio na eleição.

No ataque, Neymar ficou atrás apenas de seus companheiros de ataque Messi (presente na seleção) e Suárez – Cristiano Ronaldo, em quarto, apareceu logo depois do brasileiro. Raffael, do Borussia Monchengladbach, foi considerado o sétimo melhor atacante do ano, segundo o CIES.

Outros brasileiros citados foram Allan, do Napoli, e Fernandinho, do Manchester City, oitavo e nono melhores volantes da lista, respectivamente. Philippe Coutinho, do Liverpool, figurou como o décimo melhor meia. Na lateral esquerda, Marcelo, do Real Madrid, e Wendell, do Bayer Leverkusen, só não foram melhores que o espanhol Monreal.

Conteúdo Patrocinado