São Paulo e Vasco se reencontram nas quartas da Copa do Brasil pela 3ª vez

Juliana Arreguy, especial para a GE.Net - São Paulo,SP

31-08-2015 17:20:35

São Paulo derrotou o Vasco por 4 a 0 na 12ª rodada do Brasileirão (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)
São Paulo derrotou o Vasco por 4 a 0 na 12ª rodada do Brasileirão (Foto: Paulo Fernandes/Vasco)

Com os confrontos das quartas-de-final da Copa do Brasil definidos, São Paulo e Vasco se preparam para disputar uma vaga nas semifinais. Será o terceiro encontro das duas equipes na competição mata-mata – coincidentemente, todas na mesma fase – com uma classificação para cada lado. Em 1998, o Gigante da Colina levou a melhor sobre o Tricolor em casa e garantiu sua permanência na Copa. Mas em 2002 foi a vez do clube paulista decidir no Morumbi e avançar no torneio.

Nas duas ocasiões, o São Paulo teve como técnico Nelsinho Baptista - responsável por liderar a equipe na conquista do Campeonato Paulista de 98. Naquele ano, o duelo de ida pelas quartas da Copa do Brasil terminou em 1 a 1 no Morumbi, com o Tricolor atuando desfalcado após a expulsão de Adriano.

Luizão foi decisivo para o Vasco em 1998 (Acervo/Gazeta Press)
Luizão foi decisivo para o Vasco em 1998 (Acervo/Gazeta Press)

Então comandado por Antônio Lopes, o Vasco abriu o placar com Luizão aos 26 minutos do segundo tempo, mas dez minutos depois Alexandre Gallo arrancou o empate para a equipe paulista e levou a decisão para São Januário. A volta foi apertada: Raí saiu na frente pelos visitantes logo no primeiro minuto, mas Luizão e Pedrinho conseguiram a virada na sequência. Bordon conseguiu empatar aos 15 e Donizete emplacou dois tentos antes mesmo do fim do primeiro tempo. Raí ainda descontou na segunda etapa, embora não a tempo de conseguir a classificação para o São Paulo. Por 4 a 3 o Vasco avançou às semifinais, caindo para o Cruzeiro na fase seguinte.

A chance de redenção são-paulina veio em 2002, novamente pelas quartas-de-final. O Cruz-Maltino, comandado por Evaristo de Macedo, saiu vitorioso por 1 a 0 na ida, em casa, com gol de Romário aos 16 minutos do segundo tempo. No jogo de volta, o Tricolor aplicou uma goleada sobre o rival e conseguiu a classificação após vencer o confronto por 4 a 0. Souza, Kaká, Beletti e Reinaldo foram os autores dos gols da equipe anfitriã. Apesar do resultado elástico do jogo anterior, o São Paulo acabou eliminado nas semifinais pelo Corinthians, campeão daquele ano.

Busca pelo bi e luta por título inédito: as trajetórias de Vasco e São Paulo na Copa do Brasil 2015

Na tarde desta segunda-feira, em sorteio realizado pela CBF, foi determinado que os paulistas terão o mando de campo no primeiro jogo, marcado para 23 ou 24 de setembro. Portanto, o clube carioca será o anfitrião na volta, no dia 30 do mesmo mês ou em 1º de outubro. A equipe que conseguir a classificação enfrentará o vencedor de Figueirense e Santos na semifinal.

Os times chegam para o confronto após passarem por trajetórias distintas no torneio. O São Paulo entrou na competição já oitavas-de-final por ter disputado a Libertadores em 2015, encontrando o Ceará como rival. Depois da derrota para o Vôzão por 2 a 1, em casa, o Tricolor venceu os adversários por 3 a 0 na Arena Castelão e se garantiu para a próxima etapa.

Já o Vasco segue na disputa desde a primeira fase da Copa do Brasil. Após eliminar Rio Branco-AC, Cuiabá e América-RN, precisou passar pelo rival Flamengo para conseguir a classificação. Apesar do momento ruim no Campeonato Brasileiro, no qual corre o risco de ser rebaixado mais uma vez, o Gigante da Colina venceu o primeiro duelo por 1 a 0 e conseguiu um empate como mandante por 1 a 1.

Campeão em 2011, em cima do Coritiba, o clube carioca busca a segunda oportunidade de levantar o caneco. A campanha daquele ano teve uma derrota para o Coxa por 3 a 2 na finalíssima, mas como o duelo da ida havia terminado na vitória por 1 a 0, o critério de gols fora de casa fez valer o triunfo do Vasco.

Já o São Paulo busca a oportunidade de conquistar o título inédito. O mais próximo que chegou da conquista foi em 2000, quando terminou a competição como vice-campeão, derrotado pelo Cruzeiro na final.

O Vasco foi campeão da Copa do Brasil em 2011, após passar pelo Coritiba na final (Divulgação/Vasco)
O Vasco foi campeão da Copa do Brasil em 2011, após passar pelo Coritiba na final (Divulgação/Vasco)

Deixe seu comentário