Santos coloca semana cheia à prova contra Corinthians misto de Jair Ventura - Gazeta Esportiva
Santos coloca semana cheia à prova contra Corinthians misto de Jair Ventura

Santos coloca semana cheia à prova contra Corinthians misto de Jair Ventura

Gazeta Esportiva

Por Lucas Musetti Perazolli e Mateus Videira

13/10/2018 às 09:20

São Paulo, SP

De um lado, o trunfo da semana cheia e o objetivo da vaga na Libertadores. Do outro, um time com atenções divididas. Ambos, porém, cientes da importância de um clássico. Esse é o cenário resumido de Santos e Corinthians, que se enfrentam neste sábado, às 19h (de Brasília), no Estádio do Pacaembu, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com 39 pontos, o Peixe entra na rodada ocupando a sétima colocação e com o grande desejo de buscar uma vaga que garanta o time de forma direta na fase de Grupos da Copa Libertadores de 2019. Já do lado do Timão, 11º colocado com 35 pontos, as atenções seguem destinadas em boa parte à decisão da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, o que deve fazer com que Jair Ventura arrisque um time alternativo.

Santos teve a semana cheia para trabalhar o time (Foto: Ivan Storti/Santos FC)


Para o compromisso no Pacamebu, o Santos tem dois desfalques certos: Alison, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Rodrygo, convocado para amistosos da seleção brasileira sub-20 contra o Chile. No meio-campo, Yuri é o mais cotado para herdar a vaga, com Renato e Jean Mota como alternativas. Já no ataque, Arthur Gomes treinou como titular, mas Derlis González retornou da seleção paraguaia e pode atuar.

Diferentemente do Corinthians, com atenções para a final da Copa do Brasil, o Peixe teve a semana livre para trabalhar no CT Rei Pelé, algo considerado um trunfo já que o técnico Cuca pôde testar várias opções e formações que podem ser utilizadas a fim de tentar surpreender justamente o comandante do Peixe no início da temporada, Jair Ventura.

"Escolher um é muito difícil, pois são setores diferentes e são jogadores importantes. O Alison é de uma marcação muito agressiva, não temos um substituto na característica dele. O Rodrygo, para mim, é um dos grandes jogadores do nosso campeonato. Eu adoro jogar junto, quando ele joga do meu lado, para mim é bom. É um jogador que a gente se dá bem, costumamos fazer boas tabelas. O Derlis tem uma característica diferente, mas vem muito bem. A gente fica feliz, porque se sai o Rodrygo, vem outro que está em boa fase", disse o capitão Victor Ferraz, em entrevista coletiva.

Já do lado do Corinthians o discurso é de foco total no clássico, mas sem esquecer a decisão que o time terá na próxima quarta-feira, quando decide a Copa do Brasil contra o Cruzeiro, na Arena Alvinegra, precisando reverter a desvantagem proveniente da derrota por 1 a 0 em Belo Horizonte. Justamente por isso, a expectativa é de um Timão alternativo contra o Santos.

Danilo e Emerson Sheik devem ser titulares no clássico contra o Santos (Foto: Sergio Barzagui/Gazeta Press)


Com o objetivo de poupar o maior número de peças possíveis visando a final, o treinador Jair ventura deve dar minutos a atletas que pouco têm atuado na temporada, casos do experiente Danilo e o jovem Carlos Augusto, que deve herdar a vaga de Danilo Avelar na lateral-esquerda. Quem também deve aparecer entre os 11 iniciais são os atacantes Emerson Sheik e Pedrinho, além do goleiro Walter.

Mesmo diante da ideia de time misto, resta uma dúvida que deve ser sanada por Jair apenas horas antes do duelo. Fora da primeira partida da decisão na última quarta, Douglas pode ser promovido ao time titular. Porém, a possível titularidade do meio-campista no jogo que vale a taça da Copa do Brasil pode tornar Araos, expulso em Belo Horizonte, um dos escolhidos para começar.

Provável titular no clássico, o experiente Danilo, carrasco histórico do Peixe, não escondeu a ansiedade de voltar a ser titular em um jogo que, apesar de atenções divididas, não deixa de ser importante. "Estou esperando a oportunidade, espero que possa aparecer aí. Jair deve poupar alguns jogadores, quem sabe, se ele optar por mim é a oportunidade que estou esperando", disse o meia de 39 anos em entrevista coletiva.

"Um clássico desse, a gente que não vem jogando ter uma oportunidade dessa. É uma oportunidade de ouro. A gente está bem preparado, vêm treinando bem. Espero que ele (Jair Ventura) possa optar por mim para jogar", completou.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X CORINTHIANS

Local: Estádio Pacaembu, São Paulo (SP)
Data: Sábado, 13 de outubro de 2018
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)

SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Dodô; Yuri (Renato ou Jean Mota); Arthur Gomes (Derlis González); Carlos Sánchez, Diego Pituca e Bruno Henrique; Gabigol.
Técnico: Cuca.

CORINTHIANS: Walter; Mantuan, Pedro Henrique, Marllon e Carlos Augusto; Douglas (Araos), Thiaguinho e Danilo; Pedrinho, Emerson Sheik e Jonathas.
Técnico: Jair Ventura

Conteúdo Patrocinado