Ronaldinho fala de saída do Barça e revela quem foi seu melhor treinador - Gazeta Esportiva
Ronaldinho fala de saída do Barça e revela quem foi seu melhor treinador

Ronaldinho fala de saída do Barça e revela quem foi seu melhor treinador

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/10/2017 às 17:41 • Atualizado: 16/10/2017 às 20:31

São Paulo, SP

Ronaldinho é atualmente embaixador do Barcelona (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


Maior ídolo brasileiro da história do Barcelona, Ronaldinho concedeu uma entrevista à TV3 onde destrinchou toda sua passagem na equipe blaugranas. Entre os assuntos, o craque abordou sua chegada ao clube em 2003, a saída para o Milan em 2008, sua relação com Pep Guardiola, e a assistência para o primeiro gol de Messi pela equipe catalã.

"A ida para o Barça foi muito boa e bonita. Tudo foi muito lindo. Meu irmão foi quem cuidou de tudo o que acontecia fora do campo de jogo. Todos meus ídolos haviam jogado no Barça e fiquei emocionado quando aconteceu. Me encantava Koemam por como cobrava faltas. Também assisti Romário, Rivaldo, Ronaldo ... Todos os meus ídolos e amigos tinham passado por aqui, no Barça. Não só devolvi o sorriso ao Barça. Foram todos os jogadores. As coisas foram bem. Foi muito bonito o dia em que me apresentaram. Parecia ter ganho algo. Me senti em casa desde o primeiro momento. As pessoas sempre me trataram com muito carinho e isso motivou", afirmou o craque, antes de abordar sua saída do clube.

"Foi uma decisão minha. Já havia cumprido meus objetivos e precisava de novos desafios. Com Pep sempre tivemos uma boa amizade. Ele treinava a filial e tinha uma boa relação com Pere, seu irmão, por temas de roupas esportivas. Sempre fui muito direto e aberto com todos. Não havia me cansado de vencer, mas precisava de coisas novas. Aqueles que ficam parados não evoluem".

(Foto: Divulgação)


No dia 1º de maio de 2005, Lionel Messi marcava o seu primeiro gol com a camisa do Barcelona. O argentino, então adolescente, recebeu passe de Ronaldinho Gaúcho e tocou por cobertura do goleiro na vitória por 2 a 0 sobre o Albacete. Detalhe: ele havia entrado em campo aos 41 minutos do segundo tempo e balançou as redes nos acréscimos.

"Quando Messi chegou era um pequeno amigo e agora ele é um grande amigo. Me sinto muito feliz por dado o passe do seu primeiro gol. Imaginávamos todos que seria um grande jogador, Para mim o futebol são momentos. Pelé, Maradona, Romário... todos tiveram seus grandes momentos. Eu queria me divertir".

Falando sobre treinadores, Ronaldinho comentou o trabalho do holandês Frank Rijkaard, que participou da montagem da equipe vitoriosa do Barcelona, que ganhou tudo o sob o comando de Josep Guardiola alguns anos depois de sua saída, em 2008. Para o Gaúcho, o comandante foi o melhor com quem já trabalhou.

"Ele foi o melhor treinador que tive. Nos dava muita tranquilidade. As pessoas não reconhecem a importância de sua passagem pelo Barcelona. Foi difícil montar a equipe, mas foi a chave para os anos seguintes. Ganhamos no Bernabéu e parecia que já éramos campeões. Vieram jogadores importantes e surgiram coisas mais importantes e ganhamos títulos que nos fizeram muito felizes. Todos que chegaram se uniam a gente. Tenho a sorte de ter compartilhado o campo com jogadores da base do clube, tinham muita qualidade. Xavi, Valdés, Puyol ...", afirmou o ex-camisa 10, que, no entanto, não quis comparar Rijkaard a Pep Guardiola.

"Não há comparações entre equipes. Nosso Barça venceu, o Barça de Pep venceu e, o melhor de tudo, é que o Barça sempre saiu vencendo. Tudo em seu momento. Desfrutei muito vendo o Barça de Guardiola. Fui para a Itália e eu sai campeão de lá. Não é verdade que perdi a esperança pelo futebol. Depois do Barça segui vencendo. A Libertadores com o Atlético Mineiro, sete meses sem perder com o Flamengo, a primeira final na história do Querétaro ... Não me arrependo de nada", finalizou o atual embaixador do clube.

Conteúdo Patrocinado