Primeiro clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro completa 99 anos nesta sexta-feira - Gazeta Esportiva
Primeiro clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro completa 99 anos nesta sexta-feira

Primeiro clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro completa 99 anos nesta sexta-feira

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/04/2020 às 17:08

São Paulo, SP

O Cruzeiro venceu o Atlético-MG por 3 a 0 no dia 17 de abril de 1921 (Foto: Divulgação/Cruzeiro)


O primeiro embate entre Atlético-MG e Cruzeiro completou 99 anos nesta sexta-feira. No dia 17 de abril de 1921, a Raposa (então Societá Sportiva Palestra Itália) venceu o Galo por 3 a 0 no estádio do Prado, local que hoje pertence ao clube dos oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. A partida que inaugurou o clássico mineiro foi um jogo preliminar com direito a premiação e era válida pelo Festival da AMCD (Associação Mineira dos Cronistas Desportivos).

Com dois gols de Atílio e um de Nani, o Palestra Itália derrotou o Atlético em seu segundo jogo na história. Fundado em 2 de janeiro de 1921, o Cruzeiro venceu um time formado por jogadores de Villa Nova e Palmeiras quatorze dias antes de enfrentar pela primeira vez aquele que viria a ser seu maior rival.



Quase um século depois, Cruzeiro e Atlético somam mais de 490 jogos. As estáticas do duelo, no entanto, são uma incógnita, já que os dois clubes não possuem um consenso em relação ao número oficial de clássicos. Nas contas do Galo, são 514 partidas, 217 vitórias, 137 empates e 170 derrotas para a equipe celeste. Já para a Raposa, foram realizados 496 embates, sendo 169 vitórias, 133 empates e 194 derrotas para o Alvinegro.

O maior clássico de Minas Gerais foi disputado pela última vez no dia 7 de março deste ano. Na ocasião, O Atlético-MG venceu por 2 a 1 no Mineirão, com gols de Igor Rabello e Otero. Thiago foi quem marcou para a Raposa. O próximo encontro entre os clubes, porém, pode acontecer apenas em 2021, já que o Cruzeiro está na Série B e o Campeonato Mineiro pode não retornar após a pausa no futebol brasileiro por conta da pandemia do novo coronavírus.


Conteúdo Patrocinado