Penapolense e XV decidem última vaga; cinco times brigam para fugir da A2 - Gazeta Esportiva
Penapolense e XV decidem última vaga; cinco times brigam para fugir da A2

Penapolense e XV decidem última vaga; cinco times brigam para fugir da A2

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

08/04/2015 às 08:00

Penápolis, SP


A última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista servirá para decidir quem deve avançar às quartas de final da competição. Penapolense e XV de Piracicaba entrarão em campo, nesta quarta-feira, para decidir quem enfrentará o Santos na próxima fase. Terceiro colocado no Grupo 4, com 15 pontos, o Penapolense receberá o São Bento, às 22 horas (de Brasília). No mesmo horário, o XV, vice-líder na chave com 17 pontos, joga em casa contra o Corinthians.


A equipe de Penápolis precisa torcer para que o Corinthians consiga um empate ou uma vitória em Piracibaba antes de sonhar com a vaga nas quartas de final. Para a partida, a diretoria da Penapolense conseguiu uma carga de ingressos a preços populares de modo a incentivar o torcedor a comparecer no estádio Tenentão. Os preços de alguns setores seguem na faixa dos R$ 10. O clube também conta com o atacante Crislan, atual artilheiro do Paulista com 9 gols, como fator decisivo em campo.


Penapolense briga com o XV de Piracicaba pela última vaga das quartas de final; Time enfrenta o São Bento nesta quarta
Penapolense briga com o XV de Piracicaba pela última vaga das quartas de final; Time enfrenta o São Bento nesta quarta - Credito: Sergio Barzaghi/Gazeta Press


Além da definição de quem seguirá para a próxima fase, há também a briga entre os times para fugir do rebaixamento. Em situação complicada, a Portuguesa precisa de uma vitória diante do São Paulo para se manter na elite do Paulista, além de depender de uma série de outros resultados, que envolvem derrotas de Penapolense e São Bernardo ou empates de Capivariano e Linense. Caso a Lusa iguale os marcadores diante do Tricolor, vai precisar que Capivariano e Linense, que enfrentam Ponte Preta e Red Bull Brasil, respectivamente, sejam derrotados.


Somando 13 pontos – mesma pontuação da Portuguesa e do Capivariano – o Linense também se encontra em situação de aperto e não depende apenas de sua própria vitória. A equipe precisa secar o Capivariano e torcer para que São Bernardo e Penapolense sejam derrotados. Uma vitória do time de Capivari e um empate dos outros dois times acarretaria na decisão pelo saldo de gols. Em último caso, se Portuguesa e Capivariano não saírem vitoriosos, o Linense pode se arriscar com apenas um empate.


Em quarto lugar no Grupo 4, o Capivariano pode até manter a mesma pontuação da Lusa e do Linense, desde que o saldo de gols continue mais alto. Já o São Bernardo, que enfrenta o já rebaixado Marília, tem chances baixas de cair para o A2. Último colocado do Grupo 1, o representante do ABC tem 15 pontos e só pode ir para a divisão inferior se for derrotado e se Capivariano, Linense e Portuguesa consigam vencer seus respectivos confrontos. Outra equipe já rebaixada é o Bragantino, que enfrentará o Audax.


Linense precisa, além da vitória, de uma série de resultados para se manter na Série A do Paulistão
Linense precisa, além da vitória, de uma série de resultados para se manter na Série A do Paulistão - Credito: Djalma Vassão/Gazeta Press


Série D- A decisão sobre os times que participarão da Série D de 2015 ficará para as quartas de final. Segundo o regulamento do Paulistão, os dois clubes que mais avançarem na competição e não estiverem nas séries A, B ou C do Brasileiro serão os contemplados com a vaga na quarta divisão.


Com RB Brasil e Botafogo-SP já classificados, resta aguardar a definição da última vaga das quartas, que ficou entre XV de Piracicaba e Penapolense. Com três equipes disputando, as duas que forem mais longe no estadual estarão automaticamente na Série D. Caso todos sejam eliminados na mesma fase, avançam os dois clubes com maior número de pontos.


Confira os jogos da última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista (respeitando os horários de Brasília):


19h30 - Mogi Mirim x Botafogo SP
22h00 - Bragantino x Audax
22h00 - Capivariano x Ponte Preta
22h00 - Penapolense x São Bento
22h00 - São Bernardo x Marília
22h00 - Red Bull Brasil x Linense

Conteúdo Patrocinado