Palmeiras tenta encerrar tabu de 16 anos sem vitórias no Morumbi - Gazeta Esportiva
Palmeiras tenta encerrar tabu de 16 anos sem vitórias no Morumbi

Palmeiras tenta encerrar tabu de 16 anos sem vitórias no Morumbi

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/10/2018 às 08:00

São Paulo, SP

São Paulo e Palmeiras se enfrentam neste sábado em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo marcado para as 18h (de Brasília), acontece no estádio do Morumbi, local onde o Tricolor Paulista não foi derrotado nenhuma vez pelo rival alviverde nos últimos 16 anos.

Dessa forma, a equipe mandante não sabe o que é perder um Choque-Rei em seus domínios desde o dia 20 de março de 2002, dia que ficou marcado pelo belo gol marcado por Alex, que aplicou um chapéu em Rogério Ceni antes de empurrar para as redes.

De lá pra cá foram 24 clássicos no local, com 15 vitórias do São Paulo e nove empates. Nesses encontros o time da casa balançou as redes 43 vezes contra apenas 17 dos visitantes. O último embate entre as duas equipes no estádio Cícero Pompeu de Toledo ocorreu em maio do ano passado, quando o Mais Querido bateu o rival por 2 a 0, em duelo válido pelo Brasileirão.

O início deste longo período de invencibilidade sobre o rival ocorreu nos confrontos semifinais do Torneio Rio-São Paulo. Naquela ocasião, as equipes se enfrentaram duas vezes no estádio e acabaram empatando duas vezes (1 a 1 e 2 a 2), porém o São Paulo avançou a decisão do torneio devido ao critério de desempate: cartões amarelos.




Este não foi o único torneio de mata-mata do qual o Tricolor Paulista conseguiu superar o rival durante o período do tabu. Pela Copa Libertadores, o São Paulo eliminou o Palmeiras em duas oportunidades: 2005 e 2006. Em compensação o Verdão se deu melhor na semifinal do Paulista de 2008, mesmo após ser batido por 2 a 1 na partida de ida no estádio do rival.

No ano em que o time do Morumbi conquistou o título continental, a equipe carimbou a sua vaga nas quartas de final com uma vitória por 2 a 0 em seu estádio após já ter batido o rival por 1 a 0 no Palestra Itália. Já no ano seguinte a classificação nas oitavas de final veio após uma vitória por 2 a 1 em seu estádio, após ter empato por 1 a 1 no estádio do rival.

2006 aliás apresenta o ano em que as equipe mais se enfrentaram no estádio durante esse período do tabu. Além da vitória na Libertadores, a equipe são paulina aplicou duas goleadas sobre o Palmeiras: pela primeira fase do Paulista, por 4 a 2, e pelo Brasileirão, por 4 a 1.

No encontro deste final de semana, uma vitória para o São Paulo representa não só manter o tabu vivo por mais um ano como também ultrapassar o rival alviverde da tabela do Campeonato Brasileiro, já que o Verdão lidera a competição com 53, um a mais que o Tricolor Paulista.

 

Conteúdo Patrocinado