Museu do Futebol retoma eventos presenciais; confira a programação - Gazeta Esportiva
Museu do Futebol retoma eventos presenciais; confira a programação

Museu do Futebol retoma eventos presenciais; confira a programação

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/12/2021 às 12:02

São Paulo, SP

O ano está acabando e o Museu do Futebol retoma gradualmente a sua programação presencial. Em dezembro, diversas atividades podem ser contempladas no local, como lançamento de livro, sessões de autógrafos e exibição de filme no auditório.

O horário de funcionamento do Museus é de terça a domingo, das 9 horas às 18 horas (de Brasília). Às terças, a entrada é gratuita para todos.

Confira os detalhes das programações abaixo:

Sessão de autógrafos do Almanaque dos Craques
Recheada de grandes jogadores e um Rei, a trajetória de mais de um século do Santos já foi contada de diversas maneiras. Desta vez, o Almanaque dos Craques apresenta, de forma inédita, informações de absolutamente todos os jogadores que já vestiram a camisa do Alvinegro Praiano.

Sessão de autógrafos do Almanaque dos Craques, uma das programações do Museu do Futebol. (Foto: Divulgação)


O evento, que acontece às 11 horas do dia 18 deste mês, contará com a participação de ex-jogadores do Santos, mostra de camisas do Peixe, bate-papo com autores e outras atividades.

São 1700 atletas, desde Arnaldo Silveira, autor do primeiro dos quase 13 mil gols da história santista, passando pelos craques do esquadrão de 1927, os campeões de 1935, os monstros da Era Pelé, os Meninos da Vila de 1978, Giovanni e companhia, o inesquecível time de 2002, a geração Neymar e os ídolos mais recentes.

CINEFOOT
O CINEFOOT, único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina, entra em campo com a sua 12ª edição de 2 a 9 de dezembro, no formato online, com acesso inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma INNSAEI.TV.

Dos 72 títulos que integram a programação geral, 50 filmes são brasileiros e 22 internacionais oriundos da França, Portugal, Espanha, Reino Unido, Turquia, Itália, Egito, Chile, Rússia, Estados Unidos, Colômbia, México, além de quatro coproduções: Bélgica/França, Noruega/Marrocos, Alemanha/Suíça e México/Peru.

PUBLICO-FAIXA-CINEFOOT
CINEFOOT, uma das programações do Museu do Futebol. (Foto: Divulgação)


Invasão Corinthiana
As duas únicas sessões presenciais do CINEFOOT serão realizadas neste sábado, no Auditório do Museu do Futebol, às 11 horas e às 15 horas.

Em celebração aos 45 anos da viagem de 70 mil torcedores do Corinthians para o Rio de Janeiro, será exibido "1976 - O ano da Invasão Corinthiana", dirigido por Ricardo Aidar e Alexandre Boechat.

A sessão das 15 horas também contará com uma homenagem a torcedores icônicos do clube e um bate-papo com o ex-jogador Zé Maria, o "Super Zé", que foi titular no Campeonato Brasileiro de 1976.

Busto Zé Maria - Corinthians
"1976 - O ano da Invasão Corinthiana", uma das programações do Museu do Futebol. (Foto: José Manoel Idalgo/Ag. Corinthians)


"Wladimir - O Capitão da Democracia Corinthiana"
Será lançado no Museu do Futebol o livro que conta a trajetória do ex-jogador Wladimir Rodrigues dos Santos, que vestiu a camisa do Corinthians em 806 jogos e passou 17 anos defendendo o clube alvinegro.

Além de ter sido um dos jogadores mais regulares e amados pela torcida, Wladimir foi um ativista: enfrentou e denunciou o racismo, defendeu os direitos trabalhistas da sua classe profissional, foi sindicalista, brigou pela extinção da Lei do Passe, se engajou na luta pelas eleições diretas (1984) e contribuiu para a redemocratização do país ao liderar, com Sócrates, Zé Maria e Casagrande, a Democracia Corinthiana.

100 anos de Barbosa
A exposição temporária "Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa" fica em cartaz até o dia 30 de janeiro de 2022.

Celebrando os 150 anos da invenção do goleiro, que só surgiu anos depois do próprio futebol, a mostra homenageia a camisa 1 e propõe uma imersão na história da principal função de defesa do esporte.

Os visitantes poderão rever defesas incríveis, conferir luvas e camisas de goleiras e goleiros brasileiros, e até vivenciar a experiência de se sentir um arqueiro sob traves de tamanho oficial.




O adeus à inoxidável Formiga
Após 26 anos vestindo a Amarelinha, a meio-campista Formiga disse adeus à Seleção Brasileira feminina no último dia 25, na vitória do Brasil sobre a Índia pelo Torneio Internacional de Manaus.

Foram 234 jogos, sete edições de Copas do Mundo e sete Jogos Olímpicos vestindo a camisa verde e amarela. Para homenagear a craque, o Museu do Futebol escreveu um texto de despedida.

“Olha, Formiga, você pode até parar de jogar pela Seleção Feminina, mas aqui no Museu do Futebol, já está decidido: você vai continuar jogando pra sempre.

A gente tem apego mesmo, mas a culpa é toda sua: quem mandou conquistar nossos corações em cada um dos 233 jogos pela Seleção? Foram 26 anos vestindo essa camisa e nos dando o maior orgulho das atletas que tanto lutaram pelo direito de jogar.

Quando você nasceu, o futebol ainda era proibido para mulheres no Brasil. Sabemos o quanto você batalhou e todas as dificuldades que enfrentou para seguir o seu sonho. Nosso país demorou demais para reparar esse erro e começar a valorizar a história das nossas guerreiras. Ainda falta muito, sabemos. Mas seu papel nessa jornada não acaba agora.”

Conteúdo Patrocinado