Matthaus desqualifica Platini e vê candidatura de Zico como "piada" - Gazeta Esportiva
Matthaus desqualifica Platini e vê candidatura de Zico como "piada"

Matthaus desqualifica Platini e vê candidatura de Zico como "piada"

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/08/2015 às 16:15

São Paulo, SP

Alemão crê que Zico será candidato na Fifa para aparecer, "já que está longe, no Brasil" (Foto: AFP)
Alemão crê que Zico será candidato na Fifa para aparecer, já que "está muito longe, no Brasil" (Foto: AFP)


Capitão da Alemanha na conquista da Copa do Mundo de 1990 e primeiro jogador a ser eleito o melhor do mundo em eleição da Fifa, em 1991, Lothar Matthaus decidiu menosprezar candidatos à presidência da entidade após Joseph Blatter anunciar sua saída. O ex-atleta desqualificou o francês Michel Platini e chamou a tentativa do brasileiro Zico de piada.

“É uma piada e nada mais. Serve de propaganda para ele, que está muito longe, no Brasil. Não acredito que um ex-jogador possa ser dirigente só por ter jogado e treinado alguns times. É preciso mais”, falou Matthaus ao jornal O Globo.

Zico rebateu sem ampliar a polêmica. “A opinião é um direito dele. Só se esqueceu que fui secretário nacional de Esportes (no governo Collor), que participei de comitês de Copas do Mundo e trabalhei como dirigente de clube. A minha candidatura é séria e segue firme. O fato de eu estar no Brasil não diz nada, porque a Europa não é melhor que a América do Sul e vice-versa. Estão no mesmo nível”, disse o ídolo flamenguista.

Matthaus ainda atacou Platini, atual presidente da Uefa. “Platini apoiou a candidatura do Catar para ser sede da Copa de 2022. O filho dele trabalhou para uma empresa catariana. São as mesmas pessoas. É preciso transparência”, cobrou.

Ídolo do Flamengo evitou polêmica e só lembrou que foi secretário de Esportes no governo Collor (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Ídolo do Flamengo lembra que foi secretário de Esportes no governo Collor (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


Blatter entregou o cargo em 2 de junho, quatro dias após ser eleito para o seu quinto mandato consecutivo na presidência da Fifa, pressionado pela exposição de casos de corrupção que levaram à prisão sete dirigentes da entidade, como José Maria Marin, ex-presidente da CBF. O suíço segue como interino até novo pleito e tem o apoio de Matthaus. “Talvez Blatter fique no cargo. Fez um grande trabalho e desejo o melhor, porque não é possível controlar todas as pessoas.”

Em relação ao futebol brasileiro, Matthaus também defendeu Dunga, “Fomos contemporâneos. Ele tem uma mentalidade alemã e tenta empregar isso na Seleção. Se os jogadores não correspondem, o que pode fazer? Não é culpa dele. Na Copa, meu coração chorava quando via o Brasil em campo, triste pelo futebol que apresentava”, declarou.

O ex-jogador ainda atacou Pep Guardiola, técnico do Bayern de Munique, pelo qual Matthaus jogou em 13 temporadas, sendo heptacampeão nacional. “O Mourinho é mais técnico e diz as coisas na cara, é direto. Guardiola, seja transparente. Recebi essa informação dos jogadores. Perguntem ao Shaqiri (meia suíço que deixou o Bayern por falta de espaço). E por que Guardiola não renova? O contrato está pronto”, cobrou, lembrando que o vínculo do técnico espanhol acaba em junho.

Conteúdo Patrocinado