Lusa entra no G4 e Guaratinguetá rebaixa Madureira em goleada
Por Redação
20/09/2015 às 13:29
São Paulo, SP
A Portuguesa deu mais um passo na classificação para as quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro na manhã deste domingo. A equipe derrotou o já rebaixado Caxias fora de casa pelo placar de 2 a 1 e vai a 27 pontos na tabela do Grupo B, segurando o terceiro lugar. No mesmo horário, o Guaratinguetá goleou o Madureira por 5 a 0 em confronto direto pela fuga do rebaixamento. Com o resultado, o time carioca se despede da Terceira Divisão.
No estádio Centenário, em Caxias do Sul, a Lusa manteve boa marcação diante dos anfitriões e abriu pouco espaço para a saída de bola dos rivais. Com o jogo concentrado no meio campo, os visitantes demoraram a penetrar na área adversária, ganhando a primeira chance aos 21 minutos do primeiro tempo. Willen, no entanto, desperdiçou o cruzamento na entrada da área e mandou a bola para fora. Como resposta, Baiano e Douglas Parker trocaram passes pela esquerda, arriscando uma bola de cobertura. Anderson bloqueou bem o lance, pouco antes de sua equipe abrir o placar.
Aproveitando uma jogada de contra-ataque, Guilherme Queiróz encontrou Paulinho na cara do gol, deixando o companheiro anotar o primeiro da Lusa no Centernário, aos 25 minutos. Curiosamente, a torcida do Caxias comemorou o tento por tirar o maior rival, Juventude, do G4 da chave. Pouco depois, aos 35, em uma confusão na área da Portuguesa, Luan tenta desviar uma bola de Douglas Packer e acaba mandando a redonda para o fundo do gol, marcando um gol contra e igualando para o Caxias.
A Portuguesa conseguiu retomar a dianteira aos 22 minutos do segundo tempo, em falha de Pablo após um chute forte de Guilherme Queiróz, que se tornou artilheiro da competição, com 12 gols. O placar de 2 a 1 deixou a Lusa mais ofensiva, pressionando o rival até o último minuto.
O próximo confronto do time paulista será no domingo, em casa, diante do Tombense, pela última rodada da fase de grupos. O confronto vale a vaga nas quartas de final da Série C.
Goleada salvadora
Já o Guaratinguetá se livrou do rebaixamento ao derrotar o Madureira pelo placar de 5 a 0, em casa. Antes do duelo, as duas equipes somavam a mesma pontuação na tabela e disputavam para ver quem escaparia da 9ª colocação no Grupo B, que já tinha o Caxias, em 10º lugar, matematicamente rebaixado.
Os anfitriões abriram o placar logo aos 18 minutos do primeiro tempo, com Caique aproveitando um cruzamento na grande área. O Tricolor do Vale mostrou bom futebol e se impôs completamente diante da equipe carioca, sem deixar espaço para que os rivais avançassem do meio de campo.
O restante da goleada veio na segunda etapa, com João Pedro anotando o segundo aos 14 minutos. Guilherme, aos 21, e Marcão, aos 23, asseguraram a vitória enquanto Lucas Lima, aos 33, arrematou o resultado elástico e eliminou as chances e esperanças do Madureira seguir vivo na Terceira Divisão.