Leo Silva marca nos acréscimos e Galo arranca empate em casa - Gazeta Esportiva
Leo Silva marca nos acréscimos e Galo arranca empate em casa

Leo Silva marca nos acréscimos e Galo arranca empate em casa

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/08/2015 às 21:33 • Atualizado: 19/08/2015 às 21:41

São Paulo, SP

Figueirense aproveitou falha da zaga e abriu o placar no Independência
Figueirense aproveitou falha da zaga e abriu o placar no Independência (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)


O Atlético-MG conseguiu o empate com o Figueirense, nesta quarta-feira, no sufoco. Com o placar apontando 1 a 1 no Independência, em Belo Horizonte, o Galo conseguiu impedir uma vantagem dos rivais para o confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira. O clube catarinense abriu o placar com Clayton ao fim do primeiro tempo, segurando o resultado até os acréscimos da segunda etapa, quando Leonardo Silva igualou tudo em casa.

O primeiro tempo apresentou falhas sucessivas do Atlético-MG na finalização. A equipe segurou bem a bola e soube se lançar no ataque, impedindo o Figueirense de passar do meio-campo nos 10 primeiros minutos. Leandro Donizete não soube lidar com a marcação, deixando Rafael Carioca responsável por armar as principais jogadas da equipe. Giovanni Augusto, em seu retorno após ser poupado por duas partidas, pareceu sentir o ritmo de jogo e mostrou um pouco de lentidão em alguns lances que exigiram transição entre o ataque e o meio-campo. Pratto, por outro lado, atuou bem em interceptações, mas falhou na frente em sua única tentativa da primeira etapa.

Os visitantes seguiram o ritmo ditado pelo Galo nos 45 minutos iniciais, embora Clayton tenha apresentado certo trabalho à zaga atleticana, imprimindo velocidade nos contra-ataques do Figueira. O jogador encontrou uma brecha no setor defensivo adversário e foi o responsável por abrir o placar aos 48 minutos, após receber na intermediária e avançar pela lateral esquerda, alcançando a área rival e finalizando pelas costas de Marcos Rocha.

O Figueirense foi observado de perto pelo novo técnico René Simões, anunciado nesta semana após a saída de Argel Fucks. Mesmo sem comandar a equipe, o treinador esteve presente nas cabines do Independência acompanhando a partida.

Durante o intervalo, o técnico Levir Culpi promoveu uma mudança no Atlético-MG e colocou Guilherme na vaga de Leandro Donizete. A modificação surtiu efeito no ataque, já que a equipe ficou mais ágil e se manteve na área do Figueirense. Os atletas até se arriscaram mais, mas continuaram com os erros na hora do arremate. Muralha continuou exigido, embora melhor acobertado pela zaga do que no início do jogo. As substituições do interino Hudson Coutinho refletiram a segurança do Figueira em campo, com o meia Yago assumindo o posto de Rafael Bastos e Thiago Santana no ataque, ocupando o lugar de Clayton.

Mas aos 48 do segundo tempo, Leonardo Silva recebeu um cruzamento de Douglas Santos na área e igualou os marcadores para o Alético-MG, conseguindo o empate "no sufoco" e consagrando o estilo de jogo que vem marcando a equipe em competições mata-mata.

Alex Muralha salvou o Figueirense em diversas oportunidades; Leo Silva conseguiu o empate (Foto: Bruno Cantini/Atlético MG)
Capitães decisivos: Alex Muralha bloqueou a meta em diversas oportunidades e Leo Silva conseguiu o empate (Foto: Bruno Cantini/Atlético MG)


Galo pressiona, mas vê zaga falhar e leva gol nos acréscimos

A primeira boa oportunidade a partida veio aos 11 minutos, com Luan se arriscando na área do Figueirense. Alex Muralha foi chão, mas a tempo de desviar a bola da direção do gol. O arqueiro mostrou boa forma pouco depois, em jogada de Dátolo pela lateral. Com a sobra, Clayton avançou sozinho em direção ao gol de Victor, mas em posição de impedimento acabou perdendo a oportunidade de completar o lance. Dudu se arriscou longe do ataque e, recuado, desviou uma bola de Luan, deixando a sobra com Clayton.

Aos 24 minutos, Alex Muralha fez jus ao nome e bloqueou outra boa oportunidade do Atlético, fruto de um cruzamento de Giovanni Augusto para Leonardo Silva, que arriscou de cabeça. Na sequência, o zagueiro interceptou um cruzamento e cabeceou para fora. Em outra chance criada pelo Atlético-MG, Dátolo iniciou a jogada pela esquerda e Luan tentou receptar, mas chegou atrasado na cara do gol. Em sua única tentativa de chute a gol, Pratto ficou na cara da meta, mas finalizou sem força. Na sequência Giovanni retomou a posse, mas errou no passe e deixou o argentino sem receber. Ainda na área do Figueirense, Donizete conseguiu a bola e cruzou para Luan, que estava adiantado e teve o lance anulado por impedimento.

Em outra sequência de erros sucessivos na área adversária, o Galo sofreu com a falta de entrosamento dos jogadores. Com 41 de jogo, Luan cruzou pela esquerda e a bola passou a centímetros do gol. Pratto ainda correu para recuperar, mas não chegou a tempo. A maior chance da partida foi com Dátolo, que arriscou de fora da área aos 43 e viu Alex Muralha dar um tapa na bola, tirando bem em cima do gol. O árbitro assinalou cinco minutos de acréscimo sob gritos e vaias da torcida alvinegra. Os minutos finais mostram o crescimento do Figueirense, que abriu o placar com Clayton aos 48. Nos dois minutos seguintes, Alex Muralha protagonizou outras duas defesas que salvaram o Figueirense. Em jogadas parecidas, Dátolo cobrou escanteio e buscou algum companheiro para cabecear na área. Na primeira oportunidade Léo Silva cabeceou e o arqueiro se estivou para tirar. Em seguida, Jemerson subiu e a bola foi espalmada mais uma vez por Muralha.

Lucas Pratto criou poucas chances de ataque para o Galo (Foto: Bruno Cantini/Atlético MG)
Lucas Pratto criou poucas chances de ataque para o Galo (Foto: Bruno Cantini/Atlético MG)


Galo falha em finalizações, mas Leonardo Silva iguala tudo aos 48 

Com a entrada de Guilherme, o ataque atleticano ficou mais ágil que na etapa inicial, apesar da primeira jogada vir por parte dos adversários: Jemerson viu Rafael Bastos chegar e lançar a bola por cima na área, mas Victor consegue pegar. Aos 14, Muralha defendeu outro lance difícil. Guilherme arriscou do meio e o goleiro tirou, mas Giovanni Augusto tentou aproveitar o rebote e acabou acertando o gol pelo lado de fora. Pouco depois, João Vitor cobrou uma falta próximo da grande área e mandou a bola por cima da barreira, obrigando Victor a tirar a bola no canto do gol.

Solto no meio-campo, Guilherme deu um passe de calcanhar para Pratto, que teve a finalização atrapalhada por Bruno Alves na área visitante. Giovanni Augusto mostrou bons reflexos em dois lances seguidos. Em cobrança de falta, mandou a bola por cima da barreira e assustou Muralha, que conseguiu pegar. Já com 30 minutos, levou a bola sozinho, arrancando do campo defensivo e se aproximando da área do Figueira. Na hora do arremate, porém, se desequilibrou e caiu no chão, perdendo a bola para a zaga. Depois das falhas na defesa, Marcos Rocha acabou tirado de campo por Levir, que sacou Carlos César na lateral. Pouco depois de entrar, o jogador perdeu a bola logo na primeira disputa.

Após cobrança de escanteio, Luan chutou para Jemerson de fora da área e zaga rival consegue tirar. Dudu iniciou o contra-ataque e encontrou a lateral livre, avançando e finalizando na cara de Victor, embora tenha balançado as redes apenas pelo lado de fora.

O Atlético-MG continou pressionando, mas foi apenas aos 48 minutos que conseguiu igualar os marcadores. Douglas Santos cruzou pela esquerda e Leonardo Silva subiu para cabecear. A bola ainda bateu no travessão antes de ir para o fundo do gol.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 1 FIGUEIRENSE
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 19 de agosto de 2015, domingo
Hora: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (CBF-1/PR)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Ivan Carlos Bohn (CBF-1/PR)
Público: 16.123 pessoas
Renda: R$ 389 mil
Cartões amarelos: Leandro Donizete e Marcos Rocha (Atlético-MG); Rafael Bastos, Dener e Yago (Figueirense)

Gols
ATLÉTICO-MG: Leonardo Silva, aos 48 do segundo tempo
FIGUEIRENSE Clayton, aos 48 minutos do primeiro tempo.

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha (Carlos César), Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete (Guilherme), Dátolo e Giovanni Augusto; Luan e Lucas Pratto
Técnico: Levir Culpi

FIGUEIRENSE: Alex Muralha; Leandro Silva, Bruno Alves, Saimon e Marquinhos Pedroso; Dener, Fabinho, João Vitor e Rafael Bastos (Yago); Clayton (Thiago Santana) e Dudu (Jefferson)
Técnico: Hudson Coutinho (interino)

Conteúdo Patrocinado