Iniciativa do Porto deve marcar Liga dos Campeões por apoio a refugiados - Gazeta Esportiva
Iniciativa do Porto deve marcar Liga dos Campeões por apoio a refugiados

Iniciativa do Porto deve marcar Liga dos Campeões por apoio a refugiados

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/09/2015 às 20:23

São Paulo, SP

Mais de 300 mil imigrantes chegaram à Europa (Foto: Aris Messinis/AFP)
Mais de 300 mil imigrantes chegaram à Europa buscando recomeço após saírem de seus países (Foto: Aris Messinis/AFP)


Dias após o Porto iniciar campanha por ajuda financeira a refugiados, a causa ganha apoio de peso nesta segunda-feira. Além de outros clubes presentes na Liga dos Campeões, a própria Uefa salienta a importância do amparo humanitário aos imigrantes que desembarcam na Europa.

“É com entusiasmo que a Uefa vê a iniciativa do Porto, e encorajamos os outros clubes a apoiar também esta causa”, afirma o diretor de comunicação da entidade, Pedro Pinto, após o clube português sugerir a doação de um euro (equivalente a R$ 4,2) por cada ingresso vendido para jogos da Champions League.

A iniciativa nasceu de uma carta enviada por Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente dos Dragões, ao presidente da Uefa, Michel Platini. O portista lembra “longa tradição de solidariedade e responsabilidade social” do futebol e por isso pede atenção ao “drama dos refugiados que tentam entrar em solo europeu”.

Até o momento ao menos três clubes anunciaram oficialmente o apoio à iniciativa, prometendo doações durante a venda de ingressos da fase de grupos da Liga dos Campeões. O alemão Borussia Monchengaldbach, o belga Gent e o sueco Malmo aderiram à campanha. Além deles, o Bayern de Munique já tinha anunciado na última semana que acolheria crianças e adolescentes com refeições, roupas e oficinas esportivas, além da doação de 1 milhão de euros (cerca de R$ 4,2 mi).

Entenda o contexto – Nos últimos meses, dezenas de milhares de norte-africanos têm se arriscado em rotas ilegais para chegar à Europa. Eles fogem de uma série de problemas, entre os quais a violenta ofensiva do Estado Islâmico na Síria. Mais de 300 mil pessoas atravessaram o Mar Mediterrâneo até o final de agosto, enquanto cerca de 2,5 mil morreram no percurso.

Conteúdo Patrocinado