Trump ataca as "maníacas de esquerda" da seleção feminina de futebol após bronze - Gazeta Esportiva
Trump ataca as "maníacas de esquerda" da seleção feminina de futebol após bronze

Trump ataca as "maníacas de esquerda" da seleção feminina de futebol após bronze

Gazeta Esportiva

Por AFP

05/08/2021 às 16:05

São Paulo, SP

Donald Trump criticou nesta quinta-feira as jogadoras da seleção americana de por perderem o ouro olímpico nos Jogos de Tóquio, atacando em particular a estrela Megan Rapinoe. Segundo ele, elas são "maníacas de esquerda".

O ex-presidente republicano, que antes dos Jogos de Tóquio encorajou seus apoiadores a vaiarem a seleção feminina, falsamente sugeriu em um comunicado que as atletas se recusaram a comparecer ao hino nacional durante o torneio.

“Se nosso time de futebol, liderado por um grupo radical de maníacas de esquerda, não estivesse 'woke', teria ganhado a medalha de ouro em vez do bronze. 'Woke' significa que você perde. Tudo que é 'woke' está indo mal, e nosso time de futebol certamente se saiu mal", disse Trump.

Popular nos Estados Unidos, o termo 'woke' refere-se a ter consciência da desigualdade social, tanto em relação à raça, quanto ao gênero e à orientação sexual. As campeãs mundiais derrotaram a Austrália por 4 a 3 para garantir o terceiro lugar em Tóquio.

Jogadoras dos Estados Unidos comemoram gol de Megan Rapinoe contra a Austrália nas Olimpíadas de Tóquio. (Foto: Tiziana Fabi/AFP)


Trump não estava com humor para parabenizar Rapinoe, uma das várias jogadoras LGBTs do time, por ganhar uma medalha tão disputada. "A mulher com o cabelo roxo jogou terrivelmente e passa muito tempo pensando sobre a política da esquerda radical e não fazendo o seu trabalho”, disse o ex-presidente.

Ativista feminista, na linha de frente da luta pelos direitos LGBTQIA+ desde seu surgimento em 2012, Rapinoe, de 36 anos, também é muito engajada politicamente. Na eleição presidencial de 2020, fez campanha para o democrata Joe Biden contra Trump, a quem descreveu como um "nacionalista branco" em uma entrevista à Vice TV.

Conteúdo Patrocinado