Gazeta Esportiva

Sorteio do Mundial pode reeditar duelo entre Barça e América-MEX

São Paulo, SP

23/09/15 | 10:49 - 23/09/15 | 10:52

Em busca da taça, Auckland e América começarão caminhada em duelos prévios (Foto: Divulgação)
Em busca da taça, Auckland e América começarão caminhada em duelos prévios (Foto: Divulgação)

Os confrontos prévios do Mundial de Clubes da Fifa, que voltará a ser realizado no Japão neste ano, após duas edições sediadas no Marrocos, começaram a ser delineados nesta quarta. O time mexicano do América terá seu primeiro desafio contra o campeão da Liga dos Campeões da Ásia, que será conhecido em novembro. Se passar da fase de quartas, o América medirá forças com o Barcelona, atual campeão da Champions.

O confronto entre mexicanos e catalães aconteceu também no Mundial de 2006. Na oportunidade, o Barcelona – que contava com Ronaldinho Gaúcho, então melhor jogador do mundo, Messi e Eto’o na linha de frente – goleou os mexicanos por 4 a 0 e conseguiu vaga na final, em que perdeu para o Internacional por 1 a 0.

Assim como o clube espanhol, o River Plate, que conquistou a Copa Libertadores em 2015, terminando com um jejum de 18 anos sem esse título, entrará na disputa na fase semifinal. Os sul-americanos enfrentarão o vencedor do confronto entre o campeão da Liga dos Campeões da África e o vencedor do duelo entre o Auckland City e o campeão japonês.

A partida entre o clube neozolandês e o campeão da J-League, inclusive, será o primeiro confronto do Mundial de Clubes, a ser disputado no dia 10 de dezembro, em Osaka. A decisão do torneio interclubes está programada para acontecer em Yokohama, no dia 20. A disputa pelo terceiro lugar acontecerá um dia antes, enquanto a definição do quinto colocado será no dia 16.

Joseph Blatter, presidente demissionário da Fifa que tem se poupado de aparecer em eventos públicos desde a erupção do escândalo de corrupção em maio, marcou presença no sorteio e ressaltou a importância do torneio. "É muito prazeroso para mim estar nesse sorteio, reunir os maiores clubes de futebol do mundo em um torneio é uma grande conquista. Com as estrelas em campo, tenho certeza que faremos um grande evento no Japão", disse.

Deixe seu comentário