Catar organizará a Copa da Ásia de 2023 - Gazeta Esportiva
Sede do Mundial de 2022, Catar organizará a Copa da Ásia de 2023

Sede do Mundial de 2022, Catar organizará a Copa da Ásia de 2023

Gazeta Esportiva

Por AFP

17/10/2022 às 09:09

São Paulo, SP

O Catar, que sediará a Copa do Mundo de 2022 entre 20 de novembro e 18 de dezembro, também organizará a Copa da Ásia de 2023, depois que a China anunciou sua desistência em maio devido à covid-19. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Asiática de Futebol.



“O comitê executivo da Confederação Asiática de Futebol (AFC) confirmou a Federação de Futebol do Catar (QFA) como a associação anfitriã da Copa da Ásia de Futebol de 2023”, anunciou o órgão com sede na Malásia em comunicado.

O presidente da AFC, Shaikh Salman bin Ebrahim Al Khalifa, disse que o Catar está pronto para sediar o evento, apesar do pouco tempo para se preparar, já que a Copa do Mundo começa no próximo mês.

O chefe da AFC elogiou a “infraestrutura existente e a capacidade de hospedagem incomparável” do país que receberá a Copa: “A capacidade e o histórico do Catar em sediar grandes eventos esportivos internacionais e sua atenção meticulosa aos detalhes são muito admirados em todo o mundo”.

A AFC também disse que seu comitê executivo havia selecionado a Índia e a Arábia Saudita como candidatos para a edição de 2027.

O presidente da Confederação Asiática de Futebol, Sheikh Salman bin Ebrahim Al Khalifa, e o mandatário da Federação de Futebol do Catar, Sheikh Hamad Bin Khalifa Bin Ahmed Al-Thani (Foto: Handout/Asian Football Confederation/AFP)


Em junho de 2019, a China obteve a organização do evento esportivo, mas em maio passado Pequim decidiu retirar-se, no âmbito de sua política preventiva de “covid zero”. Esta decisão deixou a AFC em apuros para encontrar um novo anfitrião para o seu principal torneio masculino, com 24 equipes competindo. A competição aconteceria em dez cidades chinesas, de 16 de junho a 16 de julho de 2023.

A China é a última grande economia do mundo que ainda tenta erradicar a covid-19 dentro de suas fronteiras, com uma série de medidas severas que incluem testes massivos e restrições de viagens. Essas iniciativas permitiram manter baixo o número oficial de casos, mas sobrecarregou seriamente a economia do país.

A Copa da Ásia é realizada a cada quatro anos. O Catar venceu a última edição, em 2019, organizada nos Emirados Árabes Unidos. Coreia do Sul e Indonésia são os outros dois países que entraram na competição para sediar a fase final do torneio continental, após a desistência da China.

Conteúdo Patrocinado