Futebol Internacional

Se eleito melhor atleta africano, Yaya Touré pode superar marca de Etoo

GazetaEsportiva.net - Lagos, - Nigéria
07/01/2015 11:30:00

Em: Futebol, Futebol Inglês, Futebol Internacional

Acontecerá nesta quinta-feira, em Lagos, na Nigéria, uma cerimônia para a escolha do melhor jogador africano de 2014. Concorrem à premiação, organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), o goleiro nigeriano Vincent Enyeama, o atacante gabonês Pierre Aubameyang e o meio-campista marfinense Yaya Touré. Este, inclusive, pode superar a marca de Samuel Eto’o caso vença a disputa neste ano, acumulando o quarto troféu de melhor futebolista do continente de forma consecutiva.

Titular no meio-campo do Manchester City, Yaya Touré vem sendo eleito desde 2011 por suas boas atuações seguidas com a camisa azul. No último ano, quando o City levantou a taça do Campeonato Inglês, Touré foi o artilheiro da equipe com 20 gols marcados. Nas últimas três eleições, o marfinense desbancou o meia Keita, o compatriota Drogba e o nigeriano Mikel, respectivamente.

Apesar de não ter superado sequer a fase de grupos do Mundial no Brasil com a Costa do Marfim, perdendo a vaga para a Grécia na última rodada da primeira fase, o marfinense segue se garantido no pleito graças ao bom momento no clube inglês. Se for eleito o vencedor nesta quinta, Touré vai igualar as quatro conquistas de Samuel Eto’o, que conquistou três troféus seguidos, entre 2003 e 2005, arrematando o quarto em 2010, quando se destacou pela Internazionale, conquistando o Mundial Interclubes.

Rivalizando com o favoritismo do marfinense, aparecem Aubameyang e Enyeama, que são estreantes na disputa. Ao passo que o goleiro nigeriano foi destaque durante a Copa do Mundo de 2014, ajudando a Nigéria a chegar às fases eliminatórias, o atacante gabonês ganhou espaço no Borussia Dortmund com as saídas de Gotze e Lewandowski, conquistando a confiança do técnico Klopp e dos torcedores alemães por sua rapidez e eficácia no ataque.

Touré (ao centro) pode superar Eto'o vencendo os mesmos quatro troféus, mas de forma consecutiva
Touré (ao centro) pode superar Eto’o vencendo os mesmos quatro troféus, mas de forma consecutiva – Credito: AFP