O San Diego FC, dos Estados Unidos, e o Tigres, do México, avançaram para as oitavas de final da Copa dos Campeões da Concacaf nesta terça-feira, após eliminarem o Pumas, do México, e o Forge FC, do Canadá, respectivamente, nos jogos de volta das partidas da primeira fase.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Na primeira partida do dia, disputada no Estádio Olímpico Universitário, na Cidade do México, o Pumas derrotou o San Diego FC por 1 a 0, apesar de o San Diego FC ter avançado graças à sua tranquila vitória por 4 a 1 no jogo de ida.
Em sua estreia na Copa dos Campeões da Concacaf, o San Diego FC venceu o confronto por 4 a 2 no placar agregado. O equatoriano Pedro Vite marcou o único gol do jogo de volta aos 47 minutos.
"Não foi suficiente para nós; o jogo foi perdido lá (em San Diego) em vinte minutos. Faltou finalização, e o goleiro deles foi excepcional. É uma derrota porque precisávamos avançar para a próxima fase, mas não há como culpar os jogadores", declarou Efraín Juárez, técnico do Pumas.
O San Diego FC, fundado em 2023 e com apenas uma temporada na MLS, é um dos cinco estreantes nesta Copa dos Campeões da Concacaf, juntamente com os clubes canadenses Vancouver FC e Ottawa FC, a Universidad O&M da República Dominicana e o Mount Pleasant da Jamaica.
Nas oitavas de final, o San Diego FC enfrentará o Toluca, atual bicampeão mexicano, que se classificou diretamente para esta fase.
Na terça-feira, o time do sul da Califórnia teve a chance de abrir o placar aos 13 minutos, quando o chute do atacante norueguês Amahl Pellegrino acertou a trave do gol defendido pelo experiente goleiro costarriquenho Keylor Navas.
O time mexicano Tigres desperdiçou um contra-ataque aos 27 minutos: o brasileiro Juninho invadiu a área do San Diego e chutou rasteiro, mas o goleiro Pablo Sisniega fez a defesa. O gol do Pumas veio de uma cobrança de falta de Pedro Vite pela direita. A bola procurava um finalizador, mas acabou entrando no gol do San Diego sem que ninguém a tocasse. O time mexicano quase ampliou o placar aos 79 minutos com uma cabeçada de Guillermo Martínez que acertou a trave.
Tigres goleia o Forge
Na segunda partida da terça-feira, o Tigres goleou o Forge por 4 a 1 no Estádio Universitário. O placar agregado foi de 4 a 1 para o Tigres, após o empate em 0 a 0 na semana anterior, no Canadá, em condições climáticas congelantes.
Em sua estreia pelo Tigres, o atacante uruguaio Rodrigo "El Búfalo" Aguirre abriu o placar com uma cabeçada de fora da área aos 22 minutos. Aguirre também fez 2 a 0 com um chute de pé esquerdo no canto oposto aos 71 minutos.
O El Forge descontou aos 80 minutos com um pênalti convertido por Brian Wright. Apenas um minuto depois, o argentino Ángel Correa fez 3 a 1 com um chute da entrada da área. A goleada de 4 a 1 foi completada aos 86 minutos, quando o brasileiro Joaquim Pereira selou a vitória com um chute potente dentro da área.
"Foi uma partida com pouco espaço; eles jogaram muito recuados e não permitimos que fizessem transições. Estou feliz com o nosso desempenho, com os nossos passes e com o Rodrigo, que começou esta fase com dois gols", disse o argentino Guido Pizarro, técnico do Tigres.
O adversário do Tigres nas oitavas de final será o vencedor do confronto entre FC Cincinnati, dos Estados Unidos, e O&M, que será disputado nos dias 18 e 25 de fevereiro.
* Com conteúdo da AFP.