O triste episódio envolvendo torcedores do PSV e pedintes nas ruas de Madri, na Espanha não passou sem consequências para os responsáveis, punidos pelo próprio clube holandês. Foi definido como sanção que cinco torcedores envolvidos no incidente estão proibidos de entrar no estádio do time de Eidhoven, a Phillips Arena.
Para quatro destes torcedores, o tempo de suspensão deverá durar de um a três anos. O quinto indivíduo ainda terá o período de pena a ser estudado. Em comunicado oficial, o PSV afirma que ainda busca identificar outros torcedores que aparecem no vídeo humilhando as moradoras de rua.
Nas vésperas do jogo da volta entre Atlético de Madri e PSV, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, na última semana, fãs holandeses foram flagrados atirando moedas para algumas mulheres que eram pedintes de rua, e divertindo-se ao assistir o desespero das mesmas para conseguir a esmola, atitude que gerou revolta imediata na Europa.
Toon Gerbrands, diretor esportivo da equipe holandesa, revelou que o clube fez contato com os quatro torcedores já punidos, e que todos eles demonstraram arrependimento pelos atos que cometeram.
"Todos estão muito preocupados. Eles têm vindo a ter problemas de saúde e um deles perdeu o emprego devido a estes incidentes. Estão muito tristes e decepcionados pelo PSV ser prejudicado pelo seu comportamento", afirmou.
O diretor ainda declara que, com as ações tomadas, o PSV resolve o problema que precisava encarar e que o plano é melhorar a imagem do clube, que acabou manchada com o episódio: "Para nós, portanto, o capítulo termina Madri. No futuro, vamos fazer todo o possível para recuperar a boa imagem que o PSV tinha da Europa".