Piqué é suspenso por quatro jogos no Barça após xingamento a auxiliar - Gazeta Esportiva
Piqué é suspenso por quatro jogos no Barça após xingamento a auxiliar

Piqué é suspenso por quatro jogos no Barça após xingamento a auxiliar

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/08/2015 às 10:22 • Atualizado: 19/08/2015 às 10:54

São Paulo, SP

Piqué pega gancho mínimo, mas desfalca Barça na estreia do Espanhol (Foto: Josep Lago/AFP)
Piqué pega gancho mínimo, mas desfalca Barça em estreia no Espanhol e outros três jogos (Foto: Josep Lago/AFP)


O zagueiro Gerard Piqué ausentará a equipe azul-grená durante quatro partidas. Nesta quarta, o juiz do Comitê de Competições, Francisco Rubio, sancionou o espanhol com o gancho mínimo que estava previsto por conta dos xingamentos proferidos ao auxiliar Velasco Carballo durante a decisão contra o Athletic Bilbao, pela Supercopa da Espanha, na última segunda-feira.

Com o Barcelona precisando reverter um placar de 4 a 0 para conseguir o título, Piqué se irritou com a marcação de um impedimento aos dez minutos da etapa final e deixou os mandantes com um a menos. De acordo com os registros da arbitragem, o camisa 3 se dirigiu ao auxiliar insultando sua mãe. “Eu me c... para sua mãe p...”, falou.

Apesar de a defesa do jogador, coordenada pelo Barcelona, alegar que as imagens de televisão não registram o xingamento ao bandeira, Piqué foi enquadrado no artigo 94 do Código Disciplinar da Real Federação Espanhola de Futebol, que prevê sanção de quatro a doze jogos por “insultar, ofender ou dirigir-se em termos de injúria ao árbitro ou autoridades esportivas da partida”.

Por meio de sua conta no Twitter, canal por onde recebeu críticas e também mensagens de apoio, Piqué pediu desculpas pelo descontrole emocional. "Quero pedir desculpas porque a forma com que protestei contra o auxiliar não foi correta. Era uma partida de grande tensão e nós estávamos jogando muito. Em nenhum momento fiz qualquer tipo de insulto a ele", alegou.

Sem atenuantes, fica difícil o Barcelona conseguir uma redução da punição, já que as únicas versões sobre o caso – do juiz e do assistente – depõem contra a conduta de Piqué. Com o cumprimento dos quatro jogos, o zagueiro ficará de fora da estreia no Espanhol, contra o próprio Bilbao, além dos jogos contra Málaga, Atlético de Madri e Levante, devendo voltar ao time no fim de setembro, contra o Celta.

Conteúdo Patrocinado