Para combater racismo, Dínamo Kiev quer separar torcida negra no estádio - Gazeta Esportiva
Gazeta Esportiva

Para combater racismo, Dínamo Kiev quer separar torcida negra no estádio

São Paulo, SP

Publicação 27/10/15 | 14:05

Série de agressões de caráter racista nos últimos tempos motiva clube a adotar medida segregadora (Foto: Genya Savilov/AFP)
Série de agressões de caráter racista nos últimos tempos motiva clube a adotar medida segregadora (Foto: Genya Savilov/AFP)

Segundo revela o jornal britânico Daily Mirror, o Dínamo Kiev tem estudado tomar uma polêmica atitude em partidas disputadas dentro de casa, como uma forma de combater aos atos de racismo que acabam acontecendo nas arquibancadas: criar um setor exclusivo para que os torcedores negros assistam aos jogos.

A medida teria como intenção evitar que novas manifestações de racismo ocorram durante as partidas disputadas no Olímpico de Kiev, onde o Dínamo manda seus compromissos. Na última semana, ao enfrentar o Chelsea, pela Liga dos Campeões, uma câmera flagrou um ataque a quatro homens negros que estavam nas arquibancadas.

O diretor do estádio, Volodimir Spilchenko, teria sido o autor da controversa ideia: “Estamos tentando fazer talvez um setor especial, para combater as manifestações racistas”.

Por outro lado, o vice-presidente da Federação Ucraniana de Futebol, Ohor Kochetov, comentou que o caso das agressões ainda precisa ser entendido e rechaçou a possibilidade do episódio ter sido motivado por racismo.


“Torcedores negros no setor que é sempre ocupado pelos ultras do ‘Rodychi’ é muito surpreendente para todo mundo. Pessoas dessa categoria nunca estiveram lá. Informações iniciais indicam que essas pessoas estavam sem ingressos e segurando sinalizadores. Talvez, isso tenha sido uma provocação planejada. Essas são questões que precisam de respostas”, opinou o dirigente.

Casos envolvendo preconceito racial tem sido periódicos no Dínamo Kiev. Na temporada passada, o clube foi multado pela Uefa em 15 mil euros (cerca de R$ 64,5 mil), em razão de ofensas de cunho racista que foram feiras por sua torcida aos jogadores do Everton, da Inglaterra, em partida entre as duas equipes pela Liga Europa.

Vídeo que mostra agressão a quatro torcedores negros na partida entre Dínamo x Chelsea:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ZJuerwL5sMc

Deixe seu comentário