Nova Superliga? CEO apresenta mudanças no projeto para o torneio de futebol - Gazeta Esportiva
Nova Superliga? CEO apresenta mudanças no projeto para o torneio de futebol

Nova Superliga? CEO apresenta mudanças no projeto para o torneio de futebol

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/02/2023 às 14:17

São Paulo, SP

Dois anos depois após o primeiro projeto da Superliga fracassar, um novo planejamento para o torneio de futebol foi divulgado nesta quinta-feira. Bernd Reichart, CEO da agência responsável por organizar a competição, contou nas redes sociais alguns detalhes da nova ideia.



Entre as principais mudanças, o campeonato deixaria de se restrito as principais potências europeias e teria de 60 a 80 clubes. Além disso, ele não teria mais integrantes fixos e contaria com um sistema de qualificação com base no mérito desportivo. 

A nova proposta também detalha regras financeiras para possibilitar a sustentabilidade do torneio. Por fim, o investimento para ajudar a desenvolver o futebol feminino também está na pauta da nova Superliga. 

“Em outubro do ano passado iniciamos um processo de diálogo com quase 50 clubes e a conclusão compartilhada por quase todos eles é que os alicerces sobre os quais o futebol europeu é construído estão seriamente ameaçados. Chegou a hora de fazer mudanças”, disse Reichart. 

Apesar do novo projeto, é possível que o campeonato novamente não saia do papel. O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) está julgando se Uefa e Fifa abusam da sua posição dominante como organizadoras de competições internacionais. Caso as entidades sejam absolvidas, a Superliga não conseguirá se colocar como opção aos outros torneios. 

O projeto foi criado em 2021 por 12 clubes como uma alternativa à Champions League. Contudo, pela grande rejeição à ideia, nove das equipes fundadoras abandonaram a Superliga. Somente Barcelona, Real Madrid e Juventus continuam comprometidos com o campeonato.

Conteúdo Patrocinado