Jogadores exigem saída de dirigentes da Federação Venezuelana de Futebol - Gazeta Esportiva
Jogadores exigem saída de dirigentes da Federação Venezuelana de Futebol

Jogadores exigem saída de dirigentes da Federação Venezuelana de Futebol

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/12/2015 às 15:42

São Paulo, SP

Jogadores venezuelanos estão insatisfeitos com a entidade que comanda o futebol nacional (foto: Carlo Dragone/Prensa FVF)
Jogadores venezuelanos estão insatisfeitos com a entidade que comanda o futebol nacional (foto: Carlo Dragone/Prensa FVF)


 

A situação do futebol venezuelano não é das melhores. A seleção local tem a pior campanha das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, com quatro derrotas em quatro jogos, e ainda enfrenta uma crise fora de campo. Conforme noticiado pelo jornal Meridiano, um grupo de 15 jogadores redigiu uma carta destinada à Federação Venezuelana de Futebol (FVF) exigindo a saída dos atuais dirigentes da entidade.


No documento, divulgado através de uma rede social, os atletas da Vinotinto assumem a responsabilidade pelos maus resultados dentro de campo e condenam as declarações do presidente da FVF, Laureano González, que afirmou que os jogadores estão fazendo um complô para derrubar o treinador Noel Sanvicente.


“Aceitamos as críticas esportivas com respeito a nossa atuação com a seleção nacional e assumimos como EQUIPE a responsabilidade destes resultados. Porém, não aceitamos em nenhuma circunstância as declarações do presidente da Federação Venezuelana de Futebol, Laureano González, dadas em uma entrevista ao Diário Líder no dia 25 de novembro de 2015, na qual afirmou que os jogadores ‘configuram um movimento para tirar o técnico nacional’”, diz o parágrafo inicial da carta.


Os trechos mais incisivos do texto foram destacados em negrito e revelam o posicionamento dos 15 atletas que assinaram o documento, entre eles Tomás Rincón, Oswaldo Vizcarrondo, Salomón Rondón, Roberto Rosales e César González, jogadores de renome na Venezuela.


“Nós, os jogadores, não estamos de acordo com a continuação da atual diretoria no comando da FVF (...). Não podemos continuar em um ambiente já contaminado por estes dirigentes”, reivindicam os atletas.


Veja abaixo a íntegra da carta redigida pelos jogadores venezuelanos à FVF:


“Aceitamos as críticas esportivas com respeito a nossa atuação com a seleção nacional e assumimos como EQUIPE a responsabilidade destes resultados. Porém, não aceitamos em nenhuma circunstância as declarações do presidente da Federação Venezuelana de Futebol, Laureano González, dadas em uma entrevista ao Diário Líder no dia 25 de novembro de 2015, na qual afirmou que os jogadores ‘configuram um movimento para tirar o técnico nacional’.


Tais declarações são totalmente falsas e ofensivas à nossa honra e reputação. Elas atentam contra nossos valores como pessoas e como profissionais e mais ainda contra um grupo de jogadores que levam 8 anos competindo em alto nível, baseando-se na coesão coletiva, no sentimento de pertencimento e nos valores humanos. Assim mesmo manifestamos uma grande decepção e desilusão pela falta de apoio do corpo técnico de nossa seleção nacional ante estas acusações.


Durante nossa carreira aprendemos códigos éticos esportivos em que as situações e diferenças manifestamos e solucionamos dentro do vestiário e não de maneira pública, como vem fazendo a Federação. Diferente da atitude de alguns diretores, sempre conservamos a vontade de lutar até o último ponto para conseguir nosso maior objetivo, que é classificar para o Mundial da Rússia de 2018, tendo claro o que isso significa. Enquanto a Federação Venezuelana de Futebol seja comandada por os atuais diretores, nosso sonho de ir a um Mundial de futebol está ameaçado pela falta de capacidade que até hoje têm mostrado em geral. Nós, os jogadores, não estamos de acordo com a continuação da atual diretoria no comando da FVF, já que não é negociável a forma com que nos tratam e como manejam o projeto de ir ao Mundial na data. Pensamos como equipe que é necessária esta importante mudança na direção para que não se perca o trabalho realizado há mais de 8 anos. A esta altura das Eliminatórias Sul-Americanas de futebol para a Copa do Mundo da Rússia 2018, uma mudança a tempo é vital.


Repetimos novamente que nossa integridade não é negociável e que o dano feito só pode ser reparado renovando a diretoria da FVF. Não podemos continuar em um ambiente já contaminado por estes dirigentes.


Dessa forma, queremos manifestar que o dinheiro arrecadado por este ciclo e o que nos devem será destinado a uma fundação que estamos criando em conjunto com todos os jogadores aqui nomeados com o objetivo de ajudar nossa juventude e desenvolver escolas esportivas em nosso país”.


Tomás Rincón                                     Luís Manuel Seijas                   Nicolás Fedor

Oswaldo Vizcarrondo                         Franklin Lucena                        Gabriel Cichero

Salomón Rondón                                 Grenddy Perozo                      Ronald Vargas

Roberto Rosales                                   Josef Martínez                        Alejandro Guerra

César González                                     Juan Falcón                           Christian Santos

Conteúdo Patrocinado