Histórico: Arábia Saudita libera acesso de mulheres a estádios - Gazeta Esportiva
Histórico: Arábia Saudita libera acesso de mulheres a estádios

Histórico: Arábia Saudita libera acesso de mulheres a estádios

Gazeta Esportiva

Por Redação

12/01/2018 às 17:39

São Paulo, SP

O dia 12 de janeiro é um dia histórico para o futebol. O motivo, no entanto, não é algo que aconteceu em campo, mas fora dele. A partir desta sexta-feira, a proibição à ida de mulheres aos estádios de futebol na Arábia Saudita não é mais válida, e torcedoras não podem mais ser presas por frequentar jogos.

No primeiro jogo após o fim da proibição, mulheres se fizeram presentes na torcida (Foto: Stringer/AFP)


A primeira partida sob a nova determinação foi entre Al-Ahli e Al-Batin, na cidade de Gidá. "Esse evento prova que estamos a caminho de um futuro próspero. Estou muito orgulhosa de ser uma testemunha desta mudança massiva", disse uma moradora de Gidá ao The Guardian.

Na última terça-feira (9), o Al-Ittihad, um dos maiores clubes do país, publicou no Twitter uma imagem e uma mensagem de apoio à medida. "Torcedores do Ittihad, homens e mulheres, são o suporte deste clube, e o sucesso não é completo em eles se juntando para servir a esta entidade histórica", diz a publicação.

Em outubro, o príncipe da Arábia Saudita havia indicado que promoveria mudanças sociais no país. Uma das medidas sinalizadas era justamente abolir a proibição de mulheres nos estádios. O ato é um passo inicial pela diminuição da desigualdade entre os gêneros no país, uma das maiores do mundo.

Imagem divulgada pelo Al-Ittihad é protagonizada por uma mulher (Foto: Reprodução/Twitter)

Conteúdo Patrocinado