Gian Piero Ventura é demitido após não levar Itália para o Mundial - Gazeta Esportiva
Gian Piero Ventura é demitido após não levar Itália para o Mundial

Gian Piero Ventura é demitido após não levar Itália para o Mundial

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/11/2017 às 15:55 • Atualizado: 15/11/2017 às 17:22

São Paulo, SP

Gian Piero Ventura perdeu o cargo nesta quarta-feira por conta do vexame da seleção italiana (Foto: Miguel MEDINA/AFP)


Após ficar de fora da Copa do Mundo da Rússia, a Federação Italiana de Futebol decidiu demitir o técnico Gian Piero Ventura nesta quarta-feira. Apontado por muitos como o principal culpado pela eliminação da equipe tetracampeã mundial, o treinador de 69 anos encerra um ciclo de pouco mais de um ano à frente da Azzurra, que assistirá o principal torneio de futebol do planeta pela televisão.

Essa será a primeira vez em 60 anos que a Itália estará ausente em um Mundial. A última edição da Copa do Mundo que não contou com a presença do país foi em 1958, na Suécia, onde o Brasil conquistou seu primeiro título.

Após perder a partida de ida da repescagem por 1 a 0 para a Suécia, a Itália contou com o apoio de mais de 70 mil pessoas no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, para o confronto decisivo ante os rivais nórdicos. Embora tenha pressionado os visitantes durante os 90 minutos, a Azzurra não conseguiu quebrar a retranca adversária e balançar as redes.

Sob o comando de Gian Piero Ventura a Itália encerrou as Eliminatórias para a Copa do Mundo na segunda colocação do Grupo G, em que a Espanha terminou como líder. Ao todo foram 16 jogos da Azzurra com o ex-treinador do Torino à beira do campo, somando nove vitórias, três empates e duas derrotas.

Com a demissão de Ventura, alguns nomes começam a ganhar força para assumir o cargo. Desempregado desde que foi demitido pelo Bayern de Munique, Carlo Ancelotti é o favorito para se tornar o novo treinador da seleção italiana e liderar a retomada dos tetracampeões mundiais. No entanto, segundo o jornal Gazzetta dello Sport, o tricampeão da Liga dos Campeões como técnico teria apresentado alguns empecilhos que dificultariam sua contratação.

Conteúdo Patrocinado