Gana leva susto, mas vira e garante vaga; Argélia confirma liderança - Gazeta Esportiva
Gana leva susto, mas vira e garante vaga; Argélia confirma liderança

Gana leva susto, mas vira e garante vaga; Argélia confirma liderança

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

27/01/2015 às 17:53

São Paulo, SP


Não faltou luta para a seleção da África do Sul: faltou sorte e fôlego. Nesta terça-feira, em jogo válido pelo grupo C da Copa Africana de Nações, a equipe conhecida como Bafana Bafana lutou muito, mas perdeu para Gana por 2 a 1, de virada.


Com o resultado, os sul-africanos encerraram sua participação no torneio na última posição da chave, com apenas um ponto somado. Para piorar, a vitória da Argélia sobre Senegal por 2 a 0, no mesmo horário, frustrou também as pretensões senegalesas.


Dessa forma, o terceiro lugar coube a Senegal, que agora leva os quatro pontos e a eliminação na mala. A liderança ficou entre Argélia e Gana, ambas com seis pontos e classificadas para as quartas de final, mas os argelinos levaram a melhor pelo saldo de gols obtido nesta primeira fase.


África do Sul luta, mas toma virada e banho de água fria – Jogando em Mongomo, cidade da Guiné Equatorial, a seleção de Gana começou melhor. Além da superioridade na posse de bola, os ganeses também iniciaram a partida chutando mais a gol e, consequentemente, ganhando mais escanteios.


Ainda assim, contrariando as primeiras estatísticas da partida, quem abriu o placar foi o time da África do Sul. Em descida pela direita, na marca dos 17 minutos, a equipe cruzou para a área e viu a zaga afastar de cabeça.


Para a sorte da Bafana Bafana, entretanto, a bola caiu caprichosamente nos pés de Masango, que nem esperou ela tocar o gramado para arriscar uma bomba de primeira e sem pulo, abrindo o placar com um golaço.


Os ganeses quase colocaram ainda mais fogo na disputa pelas duas vagas do grupo C aos 33, quando o lateral-esquerdo Baba finalizou forte de fora da área e obrigou o arqueiro Khuzwayo a cair para fazer milagre.


No segundo tempo, aos 25 minutos, Gyan tentou um chute de primeira, mas a bola foi fraca. Ainda assim, ela sobrou para Boye, que mostrou oportunismo ao não desperdiçar, deixando tudo igual no marcador.


A pressão ganesa estava apenas começando. No lance seguinte, o atacante Gyan teve a chance de virar o placar, mas acertou a trave. No rebote, a bola foi alçada para a área e Atsu tentou de cabeça, mas ela passou rente ao poste direito da meta.


Para fechar o caixão sul-africano, Baba lançou Ayew aos 38 finais, que balançou a rede, selando a classificação ganesa e a eliminação da Bafana Bafana.


Ayew marcou o gol da virada de Gana, que por pouco não carimbou a classificação na liderança
Ayew marcou o gol da virada de Gana, que por pouco não carimbou a classificação na liderança - Credito: AFP


Sem dificuldades, Argélia elimina Senegal – Mesmo enquanto os sul-africanos ainda venciam no outro duelo da chave, a Argélia tratava de complicar a vida da seleção representante do país sede da Copa do Mundo de 2010.


Líderes do grupo C, os argelinos abriram o placar logo aos 11 minutos com Mahrez, que recebeu um belo lançamento – partindo ainda do campo de defesa –, dominou com categoria e tocou em diagonal, na saída do goleiro Coundoul, para abrir o placar.


Fechando de vez o placar e garantindo a liderança da chave, Bentaleb ainda fez o 2 a 0 aos 37 minutos – tento lamentado pelos ganeses, que viram a ponta do grupo C escapar pelo saldo de gols.


O segundo gol sobre Senegal foi o divisor de águas para a Argélia, que garantiu a ponta pelo saldo de gols
O segundo gol sobre Senegal foi o divisor de águas para a Argélia, que garantiu a ponta pelo saldo de gols - Credito: AFP

Conteúdo Patrocinado